Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A comunidade ubiana teve à sua disposição rastreio visuais gratuitos

Rastreio visual gratuito na UBI

Os alunos de Optometria da UBI ofereceram à comunidade estudantil um dia repleto de conferências, workshops e um inédito rastreio visual gratuito dirigido a todos aqueles que quiseram participar.

> Joana Pessoa

O Núcleo de Estudantes de Optometria da Universidade da Beira Interior (NEOUBI) realizou, no dia 14 e pelo segundo ano consecutivo, um colóquio que desta vez teve como tema as lentes oftálmicas.
Para além das palestras que promoveu, o NEOUBI organizou também um rastreio visual gratuito dirigido a toda a comunidade. Os alunos de Optometria da UBI tiveram assim a oportunidade de lidar com aparelhos modernos e de aprender a trabalhar com eles. Miguel Campos, um dos membros do núcleo, realça que “esta é uma oportunidade única pois os laboratórios da universidade são pobres em material oftalmológico inovador.”
Cláudia Mota, presidente do NEOUBI, sublinha que praticamente todos os alunos de Optometria se inscreveram para participar no evento e que “o rastreio é dirigido a toda a comunidade, mas as conferências são interessantes apenas para alunos do curso”. Apesar da inscrição em massa, outros compromissos estudantis impediram alguns alunos de estar presentes.
A participação no colóquio teve o valor de dois euros para sócios do núcleo e cinco euros para não-sócios. Apesar da fraca adesão dos alunos a esta actividade, Miguel Campos acredita que não foi o factor monetário que assim o provocou, mas sim a fraca divulgação do evento. Realça ainda que o dinheiro angariado com a iniciativa, irá servir para “apostar em equipamentos mais actuais e sofisticados”.
A iniciativa foi planeada em parceria com o departamento de Física da UBI e contou com o apoio da Essilor na organização do evento. A empresa de equipamentos técnicos e electrónicos Optometron deu também o seu contributo nesta iniciativa. Muitos alunos contactaram assim, pela primeira vez, com aparelhos multifuncionais no âmbito oftalmológico. Shamir e Hoya foram duas das empresas convidadas a participar neste evento. O NEOUBI convidou um número significativo de especialistas na matéria, mas, tal com sublinha Miguel Campos, “apesar de algumas empresas terem recusado o convite, muitas foram aquelas que nem se dignaram a responder”.
Apesar dos contratempos, as expectativas dos estudantes de Optometria corresponderam às desejadas e este é “um projecto a repetir”.


A comunidade ubiana teve à sua disposição rastreio visuais gratuitos
A comunidade ubiana teve à sua disposição rastreio visuais gratuitos


Data de publicação: 2008-05-27 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior