Voltar à Página da edicao n. 437 de 2008-06-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os membros do desporto da AAUBI

AAUBI é campeã nacional de Futsal

A equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) sagrou-se, no passado sábado, 7 de Maio, campeã nacional da Liga Universitária de Futsal. Num jogo em que venceu por 3-2 a formação da Academia do Minho, a turma da Covilhã carimbou o passaporte para o campeonato europeu que se realiza na Polónia.

> Eduardo Alves

Foi um jogo impróprio para cardíacos, aquele que teve lugar na tarde do passado sábado, 7 de Junho, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra. A partida colocou frente-a-frente as equipas de Futsal da AAUBI e da Associação Académica da Universidade do Minho. As duas formações decidiam o campeonato nacional e o acesso ao campeonato europeu.
Logo nos primeiros minutos, os atletas da UBI acabaram por ficar em desvantagem ao sofrer um golo. O Minho conseguiu impor alguma vantagem, mas nada que conseguisse baixar os ânimos da equipa adversária.
Forte pressão de toda a equipa covilhanense e jogo mais seguro foram as respostas mais visíveis. Numa partida bastante disputada, Paulo Bastos conseguiu, através da marcação de um livre, chegar à igualdade. Depois desse momento, a equipa covilhanense já não voltou a perder a condução da partida. Antes mesmo da saída para intervalo, Luís Marques consegue o segundo golo para a AAUBI e coloca a formação em vantagem.
Logo após o descanso, o Minho entrou com um forte ataque, mas os jogadores da AAUBI souberam estar ao seu melhor nível e não deixaram que o adversário chegar ao empate.
O jogo acabaria por conhecer mais um momento de glória para a formação covilhanense, quando ao minutos 24, Carlos Santos marca o terceiro golo da AAUBI. A turma da Covilhã estava então com um pé no europeu, mas já quase no final, a formação do Minho ainda consegue reduzir a vantagem da AAUBI ao fazer o (3-2).
“Os minutos finais foram electrizantes”, descreve Ricardo Ferreira. O coordenador de Desporto da AAUBI, adianta que os minutos que antecederam o final do jogo forma muito tenso e de grandes jogadas, com as equipas a empenharem ao máximo “mas a AAUBI a conseguir atingir os seus objectivos”.
No final a festa, bem merecida, acabou por garantir a passagem da equipa da AAUBI ao Campeonato Europeu de Futsal Universitário. Uma prova que terá lugar na Polónia entre 12 e 20 de Julho.
Luís Fernandes, presidente da AAUBI, destaca a importância de uma conquista como esta. “É um prémio bastante importante para AAUBI, para o desporto desta academia e para o trabalho de todos os seus membros”, sublinha Fernandes. O responsável máximo da academia covilhanense garante que “está já tudo a ser pensado para a viagem até à Polónia”.
Ricardo Ferreira explica que esta será uma deslocação difícil, mas sempre será a participação num campeonato europeu. O coordenador de desporto da AAUBI diz que o torneio será disputado por 16 equipas de diferentes países da Europa, entre as quais, a AAUBI, a única representante portuguesa.

> carlitos8ubi @ hotmail . com em 2008-06-12 16:29:05
Gostaria de salientar que para além do primeiro lugar, a equipa de futsal da AAUBI conseguiu também ganhar o importante (para mim) prémio de Fair Play, porque para além do espírito competitivo, também se pede aos jogadores para representarem a AAUBI com o máximo de respeito por todos os intervenientes no jogo. Só assim se conseguiu recuperar o estatuto de "bem comportados". Ass_ Carlos Santos - Treinador da equipa de Futsal da AAUBI

> rdomingues @ ubi . pt em 2008-06-12 20:15:10
Parabéns Futsal Masculino por mais um titulo de campeões e boa sorte para o europeu na Polónia. A AAUBI é a academia com melhor curriculum desportivo no futsal masculino. 7 vezes campeã 4 vezes vice-campeã 2 vezes terceiro


Os membros do desporto da AAUBI
Os membros do desporto da AAUBI


Data de publicação: 2008-06-10 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior