Voltar à Página da edicao n. 437 de 2008-06-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Empreendedorismo

> João Canavilhas

Nesta edição destacamos um dos projectos interuniversitários portugueses mais interessantes, o curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica promovido pelas universidades da Beira Interior, Aveiro e Coimbra. O curso destina-se a estudantes de pós-graduação, recém-licenciados, finalistas, empresários, quadros de empresas e investigadores, e é composto por sessões de formação semanais que decorrem nas três instituições. Os participantes, cerca de 400 em quatro edições da iniciativa, organizam-se em equipas multidisciplinares que procuram transformar tecnologias em empresas tecnológicas através do desenvolvimento de conceitos e da sua aplicação prática. Desta forma pretende-se contribuir para a resolução de dois dos problemas do Ensino Superior português: a sua incipiente ligação às empresas e a falta de iniciativa empresarial dos recém-licenciados.

O curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica é um exemplo de cooperação que demonstra bem como podem ser exploradas as complementaridades existentes entre as instituições de Ensino Superior. Em lugar da oferta de três cursos razoáveis, estas escolas optaram por organizar um só curso com os seus melhores recursos humanos, estimulando assim a inovação resultante da produção científica realizada nas três universidades. Desta forma rentabilizam-se os meios disponíveis e contribui-se para a criação de novas empresas de base tecnológica na região centro.

No encerramento desta IV edição foi anunciada a internacionalização da iniciativa graças à participação de universidades espanholas no próximo curso. São, obviamente, boas notícias para os futuros participantes.

> rubisgaspar @ hotmail . com em 2008-06-12 16:29:02
Eu como ex-aluno deste curso tenho que deixar, publicamente, os meus parabéns à organização do CEBT. Os recursos humanos envolvidos são excepcionais. Venham mais edições. Eu recomendarei... Parabéns Rubis Gaspar


Data de publicação: 2008-06-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior