Voltar à Página da edicao n. 438 de 2008-06-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os festejos decorreram já na Covilhã

Covilhã na Liga de Honra

Depois de uma partida de futebol decidida com a marcação de grandes penalidades, o Sporting da Covilhã conheceu o sabor da vitória e conseguiu a subida à Liga de Honra. A Praça do Município serviu de palco para uma festa prolongada.

> Eduardo Alves

A tarde foi longa, muito longa e de muito sofrimento. Mas, no final, os serranos viram todos os seus esforços serem recompensados quando Paulo Vaz marcou a última das grandes penalidades que decidiram a partida entre os “Leões da Serra” e o Olivais e Moscavide.
Uma partida que começou com ambas as equipas a mostrarem vontade de decidir atempadamente o jogo. Remates de ambos os lados do campo e jogadas de grande perigo protagonizadas pelos atletas de ambas formações. Depois de um quarto de hora inicial com uma pressão avassaladora de ambas as equipas, o jogo começou a conhecer algumas paragens, mas nada que acalmasse os ânimos e o Moscavide acabou por chegar mesmo ao golo. Cléo rematou à baliza com um pontapé à bicicleta e levou a que os adeptos lisboetas tivessem mais esperança na passagem.
Mesmo assim, o Covilhã não baixou os braços e continuou a procurar o golo da igualdade. Foram livres directos, marcações de cantos e remates à baliza a forma encontrada pelos serranos para responder à desvantagem. Ainda assim, as equipas saíram para intervalo com o Olivais em vantagem.
Passavam pouco mais de dez minutos da segunda parte quando o Covilhã conseguiu equilibrar o marcador. Depois de cruzamento bem executado por Djikine, Dani conseguiu colocar o Sporting em igualdade. Mas ainda assim, a festa durava pouco, isto porque, logo passados dez minutos, o Olivais volta a estar em vantagem no marcador com novo golo de Cléo.
Chegados aos 90 minutos regulamentares e com a eliminatória empatada a dois golos, uma vez que o Covilhã tinha ganho em casa por uma bola a zero, o jogo foi para prolongamento. Contudo, nesta fase da partida já nenhuma equipa mostrou interesse em apostar numa política de ataque e cedo se começou a perceber que a eliminatória iria mesmo ser decidia através da marcação de grandes penalidades.
O Covilhã começou por desperdiçar o primeiro remate e o Olivais colocou-se em vantagem. Mas por pouco tempo, uma vez que o guardião serrano conseguiu defender um remate dos adversários. Uma história que viria a alterar-se quando um jogador do Moscavide atirou para as bancadas e colocou nos pés de Paulo Vaz a decisão da eliminatória. O jogador serrano aproveitou da melhor forma a deixa e colocou o Sporting da Covilhã na Liga de Honra. Os mais de mil covilhanenses que se deslocaram ao campo do Olivais e Moscavide acabaram dentro do relvado a festejar a conquista do clube. Comemorações que tiveram o ponto alto na Praça do Município. Já passava da uma hora da madrugada quando o autocarro que transportou a equipa do Covilhã chegou ao ponto central da cidade. O plantel subiu depois à varanda da autarquia para assinalar o feito perante os milhares de adeptos.


Os festejos decorreram já na Covilhã
Os festejos decorreram já na Covilhã


Data de publicação: 2008-06-17 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior