Voltar à Página da edicao n. 441 de 2008-07-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 441 de 2008-07-08   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As provas decorreram na FCS

Alunos de Medicina estudam região

Mais de 20 alunos do mestrado do Estágio Clínico de Medicina apresentaram as suas teses. Estudos que na sua maioria estão relacionados com a região e cujas conclusões vão ajudar na prestação de cuidados de saúde.

> Eduardo Alves

Foram várias as teses de mestrado na área da Medicina apresentadas ao longo de toda a semana, na Faculdade de Ciências da Saúde. Provas que resultam do estágio clínico que os alunos da UBI fazem no âmbito dos seus estudos.
A apresentação deste tipo de provas decorre pela primeira vez na UBI, mas também em Portugal, uma vez que este ano os alunos de Medicina começam a obter o seu grau de mestre através do novo currículo do Processo de Bolonha. Durante um ano, os alunos que fizeram o seu estágio clínico em centro hospitalares e outras unidades de saúde da região tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre os mais variados temas. Desde o cancro da pele à doença vascular cerebral, passando pelo tratamento da diabetes e da silicose, muitos foram os temas aprofundados por estes médicos.
Sara Rocha, uma das alunas de mestrado, aproveitou o seu tempo de estágio, dividido entre a Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais do Hospital Pêro da Covilhã e o centro de saúde desta cidade, para realizar a sua tese, intitulada “Doença Cerebrovascular Isquémica Aguda: validação de protocolo de trombólise”. Os dados registados ao longo dos últimos tempos na região serviram de base a esta tese que detectou alguns pontos susceptíveis de melhorias. Ainda que em campos de actuação bastante diferentes, também Luís Monteiro, outro dos alunos deste mestrado apresentou um estudo relativo a esta zona. O aluno da UBI estudou a “Clínica da Silicose: experiência recente do Hospital Sousa Martins”. Também neste caso “houve um rigoroso estudo dos casos que se registam na região e dos cuidados que estão a ser prestados”.
Estas duas teses fazem parte de um significativo conjunto de trabalhos que agora foram tornados públicos e que os responsáveis pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI garantem ser bastante relevantes para a Beira Interior.
Miguel Castelo Branco, médico no CHCB e docente da UBI, é quem coordena o mestrado. Para o especialista em AVC’s, os estudos agora apresentados “têm uma importância considerável para os cuidados de saúde prestados nesta região”. Esta é uma das muitas melhorias que a formação de recursos humanos nesta área, “numa região interior”, tem vindo a conseguir. O médico, também responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos do CHCB, adianta que “muitos dos estudos aqui apresentados foram desenvolvidos tendo por base o trabalho realizado nos hospitais. Para além disso, são os primeiros de um conjunto que se quer mais alargado de outros estudos sobre a saúde da região e não só”.
Na perspectiva de Miguel Castelo Branco “qualquer dos trabalhos foram feitos com casuísticas dos hospitais e dos centros de saúde que estão ligados à Universidade da Beira Interior, o que releva por um lado boas práticas e por outro, ainda algumas dificuldades no que respeita aos recursos humanos. Mas o que é importante também neste tipo de estudo é a constatação de alguns aspectos que podem ser alvo de melhorias”. São precisamente todas essas conclusões que vão agora ser tornadas públicas e transmitidas às unidades hospitalares da região, com o objectivo de ajudar na melhoria dos cuidados prestados e dos serviços.


As provas decorreram na FCS
As provas decorreram na FCS


Data de publicação: 2008-07-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior