Voltar à Página da edicao n. 441 de 2008-07-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 441 de 2008-07-08   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A segunda edição do Covilhã Filarmónico terá lugar no próximo sábado, 12 de Julho

Segundo Covilhã Filarmónico já programado

A cidade recebe no próximo sábado, 12 de Julho, a segunda edição do “Covilhã Filarmónico”. Um desfile das bandas do concelho que tem lugar no Complexo Desportivo da Covilhã.

> Eduardo Alves

A Associação Recreativa Musical Covilhanense “Banda da Covilhã”, organiza em conjunto com a Câmara Municipal da Covilhã a segunda edição do “Covilhã Filarmónico 2008”, a ter lugar no dia 12 de Julho, sábado de 2008 na “cidade neve”. Esta segunda edição surge “depois do êxito alcançado aquando da primeira edição que mobilizou dezenas de músicos e centenas de pessoas numa festa que para muitos constitui um marco na vida do associativismo filarmónico na região, e até mesmo ao nível do País”, diz José Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã
Os objectivos caracterizam-se no sentido de dinamizar as filarmónicas do concelho da Covilhã, passando por um processo de revitalização, contacto e trabalho de equipa entre todas as bandas existentes num total de oito.
Com um passado histórico de uma riqueza incalculável, “baluarte de cultura de várias gerações, as bandas filarmónicas tem servido as populações dinamizando o ensino da Música, a formação, bem como outros valores, como a partilha, o companheirismo e a amizade, contribuindo de uma forma gratuita para a cidadania da região e do País”, acrescenta o mesmo.
Para Eduardo Cavaco, este projecto serve também “para despertar as próprias comunidades onde as bandas se inserem para que possam surgir mais apoios, incentivos e projectos”. O segundo Covilhã Filarmónico 2008 é uma organização da Banda da Covilhã e da Câmara Municipal da Covilhã com o apoio das bandas participantes, sendo coordenado pelo director artístico e presidente da Banda da Covilhã, José Eduardo Cavaco.
Os promotores dizem que este “não será um tradicional desfile de várias bandas e depois a sua apresentação em concerto, mas sim e apenas o de uma única banda da Covilhã em desfile e concerto”. De tal forma que para o efeito foi criado um Logótipo para o evento, bem como t-shirts para todos os músicos. Quanto ao programa, cada director artístico escolheu uma obra que irá dirigir no concerto. Antes do final será assinado o tratado “União de Bandas do Concelho da Covilhã”. Este irá criar uma plataforma de trabalho entre todas as bandas do concelho.
O evento tem lugar no próximo sábado, 12 de Julho com o desfile de mais de 200 músicos das bandas do concelho a começar pelas 18.30 horas no Campo das Festas, a passar pelo Jardim, Rua Direita e a terminar no Pelourinho. Pelas 22 horas decorre um concerto na Feira de São Tiago, no Complexo Desportivo da Covilhã. No evento vão estar presentes a S.F.R. Estrela de Unhais da Serra, a Filarmónica Recreativa Cortense, a Filarmónica do Paúl, a Banda Filarmónica Caseguense, a Filarmónica Recreativa Eradense, a Filarmónica Sanjorgense, a Filarmónica Recreativa Carvalhense e a Banda da Covilhã.


A segunda edição do Covilhã Filarmónico terá lugar no próximo sábado, 12 de Julho
A segunda edição do Covilhã Filarmónico terá lugar no próximo sábado, 12 de Julho


Data de publicação: 2008-07-08 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior