Voltar à Página da edicao n. 443 de 2008-07-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 443 de 2008-07-22   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI integra também o Smart Energy

UBI poupa energia

A instituição covilhanense faz parte de um grupo de empresas e organismos que pretendem fazer da Região Centro de Portugal uma das mais competitivas do País.

> Eduardo Alves

Dá pelo nome de Smart Energy a mais recente iniciativa do Conselho Empresarial do Centro (CEC). Um evento promovido pela Secção de Inovação e Competitividade do CEC que tem por objectivo a criação de uma plataforma de promoção de desenvolvimento sustentável na vertente da política energética e do plano de combate às alterações climáticas formulados pela Comissão Europeia. De entre os vários objectivos desta iniciativa que vai envolver diversas instituições, destaque para a melhoria, em 20 por cento, da eficiência energética e para um aumento, na mesma proporção, no que respeita à penetração das energias renováveis. Para além destas metas, as instituições que assinaram o protocolo que formaliza o arranque da Smart Energy, entre as quais se encontra a UBI, propõem-se também reduzir em 20 por cento das emissões de CO2 – através da criação de um Centro de Energia Inteligente (CEI).
Para além da UBI e do Conselho Empresarial do Centro, fazem parte desta iniciativa, a CEC/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro; a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa; a ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A.; a LMSA – Engenharia de Edifícios, SA; a Bosch Termotecnologia, SA; a Eco Choice SA; a Martifer Renewables, SA; a Universidade de Coimbra; a Universidade de Aveiro; a WRC – Agência de Desenvolvimento Regional, SA; a Schneider Electric; a LogicaTI Portugal, SA; a Oryzon Energias S.A.; a Rede Eléctrica Nacional; a Siemens; a Nutroton Energias, SA; a Iberfer, Equipamentos e Construções Técnicas, SA; a Biocant Park, a Portugal Telecom Inovação, SA; a Renae, Rede Nacional de Agências de Energia, representada pela Energaia, Agência de Energia de Vila Nova de Gaia; a Casais – Engenharia e Construção, SA, a EDP – Electrividade de Portugal, SA; a Critical Software, SA; o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, I.P. e a Caixa Geral de Depósitos, SA.
Para que os objectivos deste projecto sejam alcançados, o CEI constituirá um organismo de promoção da utilização eficiente da energia em edifícios, empresas, transportes, redes de transporte públicos e privados e sector agrícola, actuando com base numa abordagem multifacetada, numa perspectiva da procura, com especial incidência na produção fiável e actualizada de dados sobre o tipo de consumos de energia, sua análise e delineação de estratégias para redução de desperdícios energéticos, para uma utilização mais racional das energias a consumir.


A UBI integra também o Smart Energy
A UBI integra também o Smart Energy


Data de publicação: 2008-07-22 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior