Voltar à Página da edicao n. 443 de 2008-07-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 443 de 2008-07-22   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Cerca de 100 milhões de euros vão ser aplicados em infra-estruturas

Covilhã lidera Comurbeiras

Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, autarquia que lidera a Comunidade Urbana das Beiras, anunciou na passada sexta-feira, 18 de Julho, que a região vai ser contemplada com mais de 40 milhões vindos do QREN.

> Eduardo Alves

Foi a mais significativa notícia da última Assembleia Municipal da Covilhã. O social-democrata Carlos Pinto, que preside à autarquia serrana e à Comurbeiras, garantiu que as duas nut’s da Cova da Beira e Beira Interior Norte vão receber mais de 40 milhões de euros de fundos europeus através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Segundo o autarca, a decisão surge após a apreciação de um conjunto de propostas que visam a construção de infra-estruturas nesta área do País. Pinto aproveitou para criticar os que “sempre alimentaram as muitas vozes que não acreditavam na importância deste movimento de aglutinação”.
Uma das condições essenciais do QREN, desde o seu início, passa exactamente pela candidatura de projectos com vários parceiros. No caso da Comurbeiras, são 12 os municípios distribuídos pelas duas nut’s, a compor o leque de parceiros. Nos próximos sete anos, estes parceiros vão receber entre 40 a 50 milhões de euros para a realização de obras. A este montante junta-se outro de igual valor que será suportado pelos diferentes municípios, uma vez apoios do QREN atingem 50 por cento do valor total dos projectos.
Pinto fala assim em perto de 100 milhões de euros em infra-estruturas a serem construídas entre a Cova da Beira e a Beira Interior Norte. Na Covilhã, a recuperação da estrada entre o Tortosendo, o Ferro e Peraboa e outras vias de comunicação mais próximas das Minas da Panasqueira são algumas das intervenções que vão ser contempladas com estas verbas.


Cerca de 100 milhões de euros vão ser aplicados em infra-estruturas
Cerca de 100 milhões de euros vão ser aplicados em infra-estruturas


Data de publicação: 2008-07-22 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior