Voltar à Página da edicao n. 446 de 2008-08-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 446 de 2008-08-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O edifício da Tinturaria vai pertencer ao Museu da Cor

Dois novos museus na Covilhã

A reconversão de alguns espaços culturais da “cidade neve” deu origem a dois museus. Museu de Arte e Cultura e Museu da Cor fazem parte do roteiro cultural da cidade.

> Eduardo Alves

Eram duas estruturas que estavam já implantadas no espaço urbano da Covilhã. O edifício Arte e Cultura, que surgiu depois da recuperação do imóvel onde outrora funcionou o Banco Nacional Ultramarino (BNU) e o espaço da Tinturaria, junto ao Rossio do Rato passaram agora a museus.
Desde o início do mês que a Covilhã dispões assim do Museu de Arte e Cultura e também do Museu da Cor. Este último ainda não concluído, uma vez que um segundo imóvel que a câmara está a negociar irá também fazer parte do museu.
No que respeita ao Arte e Cultura, o espaço conta já com uma mostra permanente de 110 peças de arte religiosa, arqueológica e contemporânea. Peças quê “pertencem à autarquia e que estavam espalhadas por diversos locais”, explica Carlos Pinto, presidente da edilidade. Segundo o social-democrata, o espólio agora tornado público foi recuperado por uma empresa especializada da região e conta também com peças provenientes da antiga Cava Juliana.
Outra das estruturas requalificadas que vai dar origem a Museu da Cor, nome adiantado na assembleia municipal do passado mês de Julho, por Carlos Pinto, é o edifício da Tinturaria. Depois de dois anos encerrados ao público, o imóvel que teve por base uma antiga unidade fabril passa agora a compor um núcleo do Museu da Cor. Para breve, está a compra do edifício vizinho e a recuperação do mesmo, tendo em vista a conclusão deste museu.
Durante todo esse tempo, o espaço da Tinturaria vai funcionar como galeria de exposições. Durante o mês de Agosto, está patente ao público uma exposição de fotografias da cidade da Covilhã e de alguns locais do concelho, da autoria de António Homem Cardoso.


O edifício da Tinturaria vai pertencer ao Museu da Cor
O edifício da Tinturaria vai pertencer ao Museu da Cor


Data de publicação: 2008-08-12 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior