Voltar à Página da edicao n. 446 de 2008-08-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 446 de 2008-08-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Pêro da Covilhã foi um dos mais marcantes exploradores portugueses

O nome Covilhã

É a mais conhecida figura da “cidade neve”, emprestando mesmo o seu nome à localidade. Mas se muito se sabe da Covilhã, pouco se sabe de Pêro ou Pedro, da mesma. A história apenas garante que este homem foi uma das principais figuras da época pré-Descobrimentos.

> Eduardo Alves

Desde a sua data de nascimento até ao ano de sua morte, tudo parece muito difuso. Poucos arriscam uma certeza, mas os principais historiadores apontam o ano de 1450 como sendo o mais provável da sua nascença.
Já nessa altura a Covilhã era um dos principais pontos de produção e venda de tecidos e foi precisamente através do comércio destes que Pêro da Covilhã trava conhecimento D. Juan de Guzman. Este espanhol, irmão do Duque de Medina-Sidónia acabará por levar o jovem beirão para Sevilha, uma das principais cidades da Península Ibérica, naquela época. Mas é também com este amigo que regressa a Portugal, mais precisamente a Lisboa, para uma entrevista com Afonso V de Portugal.
Corre o ano de 1474 e el-rei fica impressionado com os conhecimentos linguísticos do covilhanense, chegando mesmo a pedir a D. Juan de Guzman para dispensar os serviços de Pêro da Covilhã a favor do Rei de Portugal. Passa a ser figura dominante no reino de D. Afonso V e assim continua quando o País passa a ser regido por D João II. Embaixador e representante do reino sobretudo com os berberes, Pêro da Covilhã é a figura ideal para acompanhar Afonso de Paiva na procura do reino de Preste João. Os dois portugueses disfarçam-se de mercadores e partem em busca da Índia. Depois de percorreram todo o trajecto que é descrito na infografia, os exploradores portugueses acabam por alcançar Calecut e Ceilão. Em 1488, estes dois nobres portugueses confirmam toda a potência comercial que é a Índia. As especiarias e as sedas fazem destas terras o objectivo maior da grande empreitada portuguesa que irá ficar conhecida como a Época dos Descobrimentos.
No seu regresso, o filho da “cidade neve” acaba por passar pelo Cairo, Sofala e outras tantas cidades do continente africano terminando as suas aventuras em Zeila, uma cidade da Etiópia. É aí que vai acabar os seus dias no ano de 1530, data que também carece de confirmação.


Pêro da Covilhã foi um dos mais marcantes exploradores portugueses
Pêro da Covilhã foi um dos mais marcantes exploradores portugueses


Data de publicação: 2008-08-12 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior