Voltar à Página da edicao n. 448 de 2008-08-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 448 de 2008-08-26   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Voluntariado Jovem nas Florestas é um evento apoiado pelo IPJ

Florestas da região contam com 273 voluntários

É um dos programas mais conhecidos do instituo Português da Juventude. O Voluntariado Jovem nas Florestas repetiu-se, este ano, na região e conta com 273 jovens participantes.

> Eduardo Alves

São 31 os projectos que estão a decorrer no distrito de Castelo Branco, inserido no Programa Voluntariado Jovem para as Florestas. Projectos espalhados pelos vários concelhos e apoiados pelo Instituto Português da juventude, que mobilizam um total de 273 jovens.
A Direcção Regional do Centro do IPJ, aprovou até agora, acções de vigilância e tratamento do espaço florestal com diversas juntas de freguesia, associações florestais, autarquias, clube desportivos e outros organismos. A decorrer de 1 de Junho a 30 de Setembro, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, é um programa anual que visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como a prevenção contra os incêndios florestais, a monitorização e reflorestação de áreas ardidas.
“Este programa é também um contributo do IPJ para que um elevado número de jovens, dos 18 aos 30 anos, possam ter umas férias diferentes, envolvidos num desafio que é de todos nós, preservar e valorizar a área florestal portuguesa”, explica Miguel Nascimento, director regional deste organismo.
A Direcção Regional do Centro aprovou até esta data, 147 projectos que mobilizam 2607 jovens voluntários. Este ano a Junta de Freguesia do Estreito, em Oleiros, acolhe oito jovens voluntários; o Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, 16; o Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, de Castelo Branco, 19; a Junta de Freguesia de Almaceda, Castelo Branco, oito jovens; a Câmara Municipal de Belmonte, 16; a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, na Sertã, 12; a Junta de Freguesia de Salgueiro, no Fundão, 12; a Junta de Freguesia de S. Jorge da Beira, na Covilhã, 12; a Câmara Municipal de Penamacor, 18; a Junta de Freguesia da Cantar Galo, na Covilhã, 15 Jovens; a Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Penha Garcia, em Idanha-a-Nova, nove jovens; a Associação dos Produtores Florestais de Alvéolos e Muradal, em Oleiros, quatro jovens; a Associação de Caça e Pesca de Belmonte, 18; a Associação do Clube Raia Aventura, 13; a Câmara Municipal de Castelo Branco, dez jovens; a Junta de Freguesia de Escarigo, no Fundão, oito jovens; a Junta de Freguesia do Ferro, na Covilhã, oito jovens; o CCD Estrela do Zêzere Boidobra, na Covilhã, seis jovens; a Junta de Freguesia de S. Vicente da Beira, em Castelo Branco, seis jovens; a Juvecor – Juventude de Cortes do Meio, na Covilhã, oito jovens; a Junta de Freguesia de Alpedrinha, no Fundão, oito jovens; a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, oito jovens, a Junta de Freguesia de Vila do Carvalho, na Covilhã, seis jovens; a Junta de Freguesia de Lavacolhos, no Fundão, quatro jovens, a 4.ª Secção de Silvares dos Bombeiros Voluntários do Fundão, seis jovens; a Junta de Freguesia do Cabeçudo, na Sertã, quatro jovens; a Junta de Freguesia de Alçaria, no Fundão, dois jovens; a Câmara Municipal da Covilhã, três jovens e a Associação de Rádio-Amadores da Beira Baixa, em Castelo Branco, seis jovens.


O Voluntariado Jovem nas Florestas é um evento apoiado pelo IPJ
O Voluntariado Jovem nas Florestas é um evento apoiado pelo IPJ


Data de publicação: 2008-08-26 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior