Voltar à Página da edicao n. 449 de 2008-09-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 449 de 2008-09-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A mostra vai estar na Galeria de Exposições Tinturaria

Tinturaria mostra “Onirismos”

A Galeria de Exposição Tinturaria, na Covilhã, vai servir de palco para uma mostra de “aventuras surreais”. Esta iniciativa cultural vai estar patente ao público até 21 de Setembro.

> Eduardo Alves

A Câmara da Covilhã abre a galeria de exposições Tinturaria a “Onirismos – Outras Aventuras Surreais”, de Luis Athouguia. Trata-se de um conjunto de pinturas caracterizadas pelo seu forte impacto visual. Estas produções, que vão estar expostas ao público entre as 10 e as 20 horas, no espaço situado junto ao Rossio do Rato, são representativas da linha de produção actual de Athouguia.
Luis Athouguia é um criador que domina intensamente o rigor do espaço, considerando-o como um todo, onde o tempo não importa, onde as moléculas que formam a trama pictórica, as formas que são matéria, massa, densidade, são susceptíveis de transformação pela energia, e indo para além da realidade física, fazem com que se abram outras dimensões que se reflectem e ampliam na sua Pintura.
A sua produção pictórica elege sensualidade cromática, a íntima percepção da forma, o onirismo e transcendência como tema e conceito, viajando com a força da luz, desintegrando-se e voltando a integrar-se, impactando numa dimensão nova, sugestiva, plena de matizes e leituras infinitas, que se move num trajecto de genuína inovação.
Athouguia é natural de Cascais, diplomado pelo Instituto Superior de Design, em Lisboa, participou em relevantes exposições internacionais, bienais de arte e encontros de arte postal e integrou diversos grupos multi-disciplinares e plurinacionais de artistas. Desde 1983 realizou mais de duas centenas de exposições (57 individuais) em Portugal e Espanha. Está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras e foi premiado em certames de arte nacionais e internacionais.


A mostra vai estar na Galeria de Exposições Tinturaria
A mostra vai estar na Galeria de Exposições Tinturaria


Data de publicação: 2008-09-02 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior