Voltar à Página da edicao n. 449 de 2008-09-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 449 de 2008-09-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os responsáveis do PNSE querem um novo planeamento para a serra

Casas “clandestinas” devem ser demolidas

A demolição das casas clandestinas construídas ao longo de décadas na zona das Penhas da Saúde é apontada como a única saída para a recuperação daquele espaço. Esta é a principal medida apontada pelos técnicos do PNSE para a aprovação do Plano de Ordenamento das Penhas da Saúde, da autoria da Câmara da Covilhã.

> Eduardo Alves

Os responsáveis pelo Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) não têm dúvidas. As dezenas de habitações clandestinas construídas na zona das Penhas da Saúde devem ser demolidas. Grande parte destas casas situa-se nas traseiras da Pousada da Juventude e foram sendo construídas por particulares, sem qualquer tipo de licença ou projecto.
Ao longo dos anos muitos foram os organismos, entre Câmara Municipal da Covilhã e PNSE que tentaram encontrar uma solução para o problema, mas nada em concreto foi implementado. Os responsáveis do parque natural identificaram um total de 170 habitações em condição ilegal e querem mesmo proceder à sua demolição. Esta é a posição defendida por Osório Gonçalves, presidente da comissão técnica de acompanhamento do novo Plano de Urbanização das Penhas da Saúde.
Um projecto da autoria da Câmara da Covilhã que deverá servir para a criação de um aldeamento de montanha em toda a zona das Penhas da Saúde, mas que para ser implementado terá de ser aprovado pelo PNSE. A condição para que tal documento tenha “luz verde” por parte do Parque Natural “passa pela demolição das habitações clandestinas”, reitera Osório Gonçalves, em declarações à Rádio Cova da Beira. Este plano que está em discussão pública até dia 3 de Outubro deverá posteriormente ser enviado para apreciação do PNSE. Caso se verifiquem as demolições, o presidente da comissão técnica defende que os proprietários dos terrenos recebem lotes em zonas legais ou sejam indemnizados pela autarquia covilhanense.


Os responsáveis do PNSE querem um novo planeamento para a serra
Os responsáveis do PNSE querem um novo planeamento para a serra


Data de publicação: 2008-09-02 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior