Voltar à Página da edicao n. 450 de 2008-09-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 450 de 2008-09-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As sucatas têm o seu fim à vista, no concelho da Covilhã

Covilhã vai ter ecoparques

A Câmara da Covilhã quer acabar com as muitas sucatas espalhadas pelo concelho. Neste sentido, a autarquia vai abrir um concurso público para a construção e exploração de um ecoparque.

> Eduardo Alves

São focos de poluição que se podem ver um pouco por todo o concelho. Diversas sucatas, verdadeiros armazéns de automóveis degradados, estão espalhadas por todo o concelho sem qualquer controlo ambiental ou camarário.
É com o objectivo de por fim a este cenário que a Câmara da Covilhã decidiu agora nomear uma comissão para apresentar os estudos e o caderno de encargos para “um concurso para a concepção, construção e exploração de um ecoparque”, explica Carlos Pinto. O social-democrata que preside à autarquia espera ver, dentro em breve, estes focos de poluição e destruição ambiental, encerrados.
Segundo o responsável máximo pela câmara, “este é um espaço que vai ser construído para acolher empresas que trabalham no domínio das sucatas”. A autarquia não tem números certos de quantos pontos destes existem, mas Pinto garante que “é preciso dar algum sentido disciplinador a estes espaços”. O ecoparque que vai então ser construído “terá áreas para receber empresas desse sector que vão ser obrigadas a se deslocarem para aí, acabando com os parques de sucatas disseminados pelo concelho”.
O edil covilhanense lembra também que “há legislação recente que obriga ao tratamento e separação dos resíduos das demolições, e vamos também ter aí uma área para essas empresas que querem proceder à recolha e reciclagem desse tipo de materiais”
Segundo a autarquia, o concurso deverá ser aberto em Novembro e depois “vamos ver se aparecem entidades ou consórcios de entidades para levar a cabo essa concessão”, diz Carlos Pinto, que não sabe ainda qual o investimento inicial em causa ou o local onde a empresa se possa instalar.


As sucatas têm o seu fim à vista, no concelho da Covilhã
As sucatas têm o seu fim à vista, no concelho da Covilhã


Data de publicação: 2008-09-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior