Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 451 de 2008-09-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As alunas da UBI estiveram na selecção nacional

Futsal da UBI no Brasil

Três alunas da UBI estiveram presentes no 1º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Um evento que decorreu na passada semana, no Brasil e onde Portugal ficou em segundo lugar.

> Eduardo Alves

Ana Lopes, de Ciências do Desporto, Cátia Morgado, de Optometria e Joana Santos, também de Ciências do Desporto foram as três alunas a estarem presentes no 1º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. As alunas da UBI marcaram presença em Vitória, no Brasil, para a final desta competição que decorreu entre os dias 7 e 13 deste mês.
Uma presença que se saudou por um meritório segundo lugar na competição. As três alunas da UBI ajudaram a tornar Portugal o vice-campeão desta modalidade. Depois de um percurso assinalável, por parte da equipa lusa, só mesmo o Brasil conseguiu levar a melhor.
O Ginásio de DED acabou por ser o palco escolhido para a final deste primeiro campeonato mundial, jogo que teve lugar no passado sábado, 13 de Setembro. A formação canarinha conseguiu, desde cedo, construir uma vantagem muito significativa. Na primeira fase do jogo, o Brasil marcou seis golos, frente a um Portugal que apenas conseguiu fazer um golo.
Depois de conquistada esta vantagem, a formação brasileira abrandou, em certa medida, o seu ritmo de jogo, mas não foi suficiente para Portugal conseguir rebater este avanço. Ainda assim, destaque para uma grande presença em campo de todas as atletas das Quinas, que, pelo menos neste segundo tempo, deveriam ter um melhor resultado. Contudo, o jogo foi conhecendo um ritmo final mais puxado, e a formação portuguesa acabou por não conseguir chegar ao primeiro lugar. Esta primeira final acabou com uma vitória brasileira por 11 – 4.
Portugal, que jogou a final com Daniela, Joana Cunha, Sónia Coelho, Rita e Maria, Sónia Dias, Patrícia, Juliana, Margarida, Cátia, Ana e Joana Santos, chegou à final depois de ter perdido, numa primeira fase, com o Brasil, por 3-0 e vencido o Uruguai por igual resultado. Nos quartos de final derrotou o México por 10-2 e na semi-final venceu a Costa Rica por 5-1. A formação portuguesa foi treinada por Orlando Duarte.
Depois da equipa masculina de futsal da UBI se ter sagrado Campeã Nacional Universitária e ter participado no Campeonato Europeu, que se realizou na Polónia, a presença de três alunas na Selecção Nacional Universitária, “é, sem dúvida, um feito para o desporto na UBI que, desta forma, também contribui para a promoção da imagem da nossa instituição”, referem os responsáveis pelo Desporto da AAUBI.

> ubidesporto @ gmail . com em 2008-09-16 11:19:41
PARABÉNS Sem dúvida que esta participação na selecção nacional foi resultado de todo o trabalho realizado ao longo da época desportiva. Por isso, continuem a trabalhar e, certamente, é desta que conquistam o tão desejado título de campeãs nacionais (que nos 2 últimos anos nos fugiu por pouco) bem como continuam a ser convocadas para a selecção. Boa sorte e continuação de bom trabalho


As alunas da UBI estiveram na selecção nacional
As alunas da UBI estiveram na selecção nacional


Data de publicação: 2008-09-16 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior