Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 451 de 2008-09-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As Aldeias do Xisto vão receber mais um festival fotográfico

Uma aldeia de imagens

Pelo segundo ano consecutivo, as 24 aldeias do xisto voltam a ser palco de diversas sessões fotográficas. Um evento onde os profissionais da imagem são os próprios habitantes das localidades.

> Eduardo Alves

Numa iniciativa que se repete pelo segundo ano consecutivo, entre 13 de Setembro e 22 de Novembro, os habitantes de 24 aldeias que incluem a Rede das Aldeias do Xisto podem recolher imagens do seu quotidiano.
Um evento que está inserido no âmbito do projecto FotoXisto e que nasceu no passado ano, com o objectivo de documentar a vida quotidiana de dez aldeias abrangidas pela Rede das Aldeias do Xisto. Numa primeira fase, esta acção passou por Fajão, Janeiro de Cima, Martim Branco, Foz do Cobrão, Gondramaz, Benfeita, Aigra Velha e Aigra Nova, Comareira, Cerdeira e Talasnal.
Para este ano, a iniciativa foi alargada às restantes 14 aldeias da Rede das Aldeias do Xisto, ou seja: Ferraria de S. João, Casal de S. Simão, Pedrogão Pequeno, Pena,
Comareira, Candal, Chiqueiro, Casal Novo, Água Formosa, Álvaro, Janeiro de Baixo, Barroca, Sarzedas e Figueira.
No âmbito do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto, vai assim ser repetido um dos eventos mais marcantes e emblemáticos, o FotoXisto. Com esta iniciativa, a organização pretende contribuir para a preservação da memória das Aldeias do Xisto e para a afirmação da sua identidade, envolvendo a população residente e mostrando a todo o País como as aldeias se vêem a si próprias. Para tal, serão distribuídas máquinas fotográficas digitais aos habitantes destes locais. Estes podem assim captar imagens que mostrem a sua perspectiva da aldeia onde residem e todos os aspectos que considerem mais relevantes, desde paisagens a objectos, a retratos ou afazeres.
No fim da iniciativa, todas as fotografias serão recolhidas e organizadas. Será então feita uma selecção das que melhor representem o que foi proposto, a fim de serem expostas numa exposição itinerante.
As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal. Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.
Este trabalho “nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu”, dizem os responsáveis.


As Aldeias do Xisto vão receber mais um festival fotográfico
As Aldeias do Xisto vão receber mais um festival fotográfico


Data de publicação: 2008-09-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior