Voltar à Página da edicao n. 452 de 2008-09-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 452 de 2008-09-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A nova sede da Liga dos Combatentes começa a ganhar forma

Liga dos Combatentes apresenta Centro Social

A mais esperada obra do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes começa a ganhar corpo. Os responsáveis pela Liga na “cidade neve” apresentam agora os principais elementos deste projecto.

> Eduardo Alves

O novo Centro Social de Apoio aos ex-Combatentes do Ultramar está já em papel. Um projecto a que o Urbi teve acesso e que mostrar já a memória descritiva da nova valência que tem como objectivo servir os antigos Combatentes do ultramar dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor e Sabugal.
Este centro de dia, segundo os responsáveis, “será vocacionado essencialmente para a população residente nas imediações ou proximidades do edifício, nomeadamente, todas as freguesias da cidade da Covilhã e vizinhas da Boidobra, Teixoso e Tortosendo”. Recorde-se que a Câmara da Covilhã cedeu já um terreno, junto ao Rodrigo, para a construção do edifício. Neste novo centro está prevista a acomodação de 40 utentes. Os dirigentes da Liga recordam também que “a edificação se situa num local privilegiado de transportes públicos, a cerca de 100 metros da Central de Camionagem e praça de táxis e a 200 metros da estação de Caminho de Ferro”.
Para além de servir como centro social, a nova casa dos Combatentes vai também permitir um apoio domiciliário que abrangerá uma área idêntica à prevista para o Centro de Dia, “sendo a valência dotada com os meios humanos e materiais necessários, nomeadamente de transporte, podendo abranger um total de 50 utentes”.
Para além de um lar de idosos, este novo centro vai também funcionar como creche, infantário e ATL tendo sido dotado para uma capacidade de dez crianças na creche, dez crianças no infantário e 12 crianças em ATL.
Mas a grande aposta dos responsáveis pela Liga vai mesmo para o alojamento temporário de idosos. Segundo os promotores do centro, com esta valência consegue-se “retirar a carga psicológica e muitas vezes traumatizante a que estes idosos estão sujeitos e exercem sobre as suas famílias, permitindo uma pausa nessas relações e ao mesmo tempo possibilitando a colocação temporária do idoso num centro que, apenas temporariamente substituirá a família, permitindo que os familiares se possam deslocar e assumir compromissos de molde a que o idoso não seja visto como um fardo do qual a família só se poderá livrar com o seu internamento definitivo”.
Numa primeira fase será também possível a utilização de quatro quartos como Unidade de Cuidados Continuados, os quais poderão ser facilmente adaptados para esta finalidade.

> cazevedo . 1945 @ gmail . com em 2008-09-29 20:00:04
Caro Eduardo, Está feita uma boa descrição deste "sonho" do Núcleo da Liga dos Combatentes, no entanto a localização não é esta. Esta localização era no Jarim do Lago. Agora vai situar-se frente ao Serra Shoping, na urbanização que ali está a ser construida. É uma área de 3100 m2, com óptima localização. Teve a permuta da Exma Câmara de parte do terreno onde está agora a piscina-praia. Agora precisamos de saúde para que se construa. J. Azevedo


A nova sede da Liga dos Combatentes começa a ganhar forma
A nova sede da Liga dos Combatentes começa a ganhar forma


Data de publicação: 2008-09-23 00:07:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior