Voltar à Página da edicao n. 453 de 2008-09-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 453 de 2008-09-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Banda da Covilhã começa amanhãs as suas actividades

Banda da Covilhã assinala Dia da Música

É já amanhã, 1 de Outubro, que a Banda da Covilhã vai dar início aos trabalhos de mais um ano lectivo. Para o Dia Mundial da Música está marcada a abertura oficial da Escola de Música, Valores e Talentos desta instituição.

> Eduardo Alves

A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã tem agendado para amanhã, 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, a abertura oficial do ano lectivo. O programa terá início pelas 18.30 horas com a inauguração da nova toponímica das salas de aula, na sede da instituição, em que os números darão lugar a nomes de compositores de todos os tempos. Uma forma de destacar estes artistas, mas também de prestar informação pedagógica aos alunos, uma vez que as respectivos nomes das salas vão ser complementados por fotografias e uma breve biografia dos músicos. Para além deste ponto, a cerimónia contará também com demonstrações de vários instrumentos de sopro e com um mini-concerto de música de câmara pelos professores da escola.
A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã registou no presente ano lectivo “um recorde de inscrições”, adianta José Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã. As actividades vão começar com mais de 40 crianças e jovens que aderiram ao projecto. Um ensino “totalmente gratuito e em que banda disponibiliza instrumentos para todos e para o qual ainda existem vagas”, diz José Eduardo Cavaco.
Por outro lado, o projecto pedagógico da escola sofreu uma reestruturação em que foram criadas novas disciplinas. No ano lectivo que agora arranca, a escola terá Formação Musical – Nível 1 e Nível 2, Orquestra Juvenil, Prática Individual de Instrumento e Atelier/Criatividade Musical.
No que diz respeito ao plano de actividades escolares, para já os responsáveis adiantam que estão agendadas três audições, uma para o Natal, outra para a Páscoa e a última no Verão. Continuam também as “Férias Dó-Ré-Mi, no período do Natal, da Páscoa e do Verão e também terá lugar um intercâmbio com outra escola de música, para além dos mini-concertos que decorrem em várias alturas.
No decorrer do presente ano lectivo serão lançados dois novos projectos. O presidente da banda espera apresentar as “Olimpíadas Dó-Ré-Mi”, um concurso interno para os alunos com instrumento que serão submetidos a duas provas, uma teórica e outra prática e também um outro projecto que visa a criação de um grupo de percussão. A Banda tem vindo a investir nesta área “através da aquisição de vários instrumentos de percussão, e assim foi criada uma turma especial só para percussão”, explica José Cavaco.
A escola conta actualmente com o presidente e director artístico, José Eduardo Cavaco, uma directora pedagógica e vice-presidente da direcção, dois professores que frequentam o ensino superior da música e 15 monitores, alunos das EPABI, em que o seu desempenho “além de ajudar os alunos, serve como estágio curricular/pedagógico na sua carreira de profissionais da música”, explicam os responsáveis pela estrutura.


A Banda da Covilhã começa amanhãs as suas actividades
A Banda da Covilhã começa amanhãs as suas actividades


Data de publicação: 2008-09-30 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior