Voltar à Página da edicao n. 453 de 2008-09-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 453 de 2008-09-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Centro do Tempo presta diversos serviços de apoio à comunidade

Centro do Tempo há um ano em actividade

O mês de Setembro assinala um ano de actividade do Centro do Tempo. Este organismo, localizado na Rua Mateus Fernandes, é uma extensão da Associação de Desenvolvimento Local “Beira Serra”.

> Eduardo Alves

Foi criado para “facilitar e conciliar a vida familiar e profissional dos seus utilizadores”, dizem os responsáveis do Centro do Tempo. Esta estrutura que funciona há um ano com o apoio da Associação de Desenvolvimento Local “Beira Serra” pretende “melhorar a qualidade de vida” de todos os que procuram os diversos serviços existentes naquele centro.
Os responsáveis, com o assinalar do primeiro ano, fazem um balanço deste tempo e dizem que “as expectativas não poderiam estar mais do que superadas, já que grande parte dos serviços projectados para o centro estão ao dispor dos seus utilizadores”.
De entre os vários serviços, destaca-se o ATL, destinado para os mais novos. Durante os primeiros 12 meses de funcionamento “mais de 90 crianças estiveram no ATL do centro”. Neste espaço “os técnicos do Centro do Tempo proporcionam diversas actividades lúdico-pedagógicas como a língua gestual, a expressão plástica, a prática de desporto, intervenções na área da cidadania, a aprendizagem da língua inglesa, a horta biológica, apoio escolar e ainda o acesso à sala multimédia”. Este ATL funciona durante todo o ano, entre as 7 e as 20 horas, podendo também operar “como ATL Ocasional, sendo garantido outros serviços facultativos, como o transporte das crianças e a sua alimentação, e ainda fornece outras actividades para as interrupções escolares, facilitando assim a tarefa dos pais na ocupação do tempo livre dos seus filhos em época de férias”, explicam.
O Serviço de Assistentes Familiares (SAF) é outra das áreas que funciona em várias vertentes. Na modalidade de “SAF Casa” inclui-se a assistência doméstica, limpezas e confecção de refeições, a “SAF Miúdos” diz respeita a um serviço de babysitting, a “SAF Idosos” realiza um acompanhamento personalizado de idosos e/ou adultos dependentes, o “SAF Refeições ao Domicílio” e o “SAF Transporte” permite o acompanhamento dos utilizadores ao médico, escola ou a resolução de outros assuntos burocráticos.
No Centro do Tempo pais, filhos e avós podem também participar nos vários ateliers “partilhando mais tempo juntos e reunindo assim as várias gerações de uma família”, sublinham os responsáveis daquele espaço.
A partir deste mês passam também a decorrer os ateliers de restauro e reciclagem, ginástica e informática. Amanhã, 1 de Outubro, será a abertura do Centro de Convívio que funcionará todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas, com diversas actividades como a informática, culinária, artes, cinema e dança. Os destinatários desta iniciativa serão adultos com mais de 50 anos, que tenham tempo livre, encontrando-se a decorrer as inscrições.


O Centro do Tempo presta diversos serviços de apoio à comunidade
O Centro do Tempo presta diversos serviços de apoio à comunidade


Data de publicação: 2008-09-30 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior