Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As jornadas serviram para debater sobre o património arquitectónico da região

Tesouros arquitectónicos da Beira em análise

A matéria-prima e os materiais a usar nas novas construções, bem como na requalificação de edifícios, estiveram patentes nas segundas Jornadas de Arquitectura.

> Susana Goncalves

As II Jornadas de Arquitectura, intituladas “Arquitectura na Beira Interior”, decorreram no auditório da Moagem, no Fundão, e tiveram início no dia mundial dedicado àquela disciplina, 17 de Outubro.
António Saraiva, um dos oradores, elogiou o projecto do novo centro comercial da Guarda, pela “estratégia de colocar um shopping na zona histórica” de forma a dinamizar e requalificar este espaço da cidade.
O facto de o shopping “estar a ser construído junto às muralhas é a prova de que a arquitectura está numa dinâmica constante em que os conceitos se vão adaptando às novas realidades”. Registe-se ainda a preocupação com os materiais a usar nesta obra, permitindo que a construção ficasse em concordância com o espaço envolvente. “A metáfora constrói-se a partir de uma matéria-prima, o granito inspira a construção e o vazio”, disse a este propósito Pedro Appleton.
Vasco Morais Soares, em relação aos materiais a usar na requalificação de zonas antigas, tipicamente de granito, defende o uso do ferro: “Este é um material sempre admissível, o ferro combina com tudo” e realça o facto de “o material a usar é muito importante para não destoar de tudo o resto”.
Nestas jornadas foram apresentados os seguintes projectos e respectivos autores: “Fundão-Polis XXI” de Ana Isabel Aranda e Cunha, “Pontos de Encontro” de Marc Ballhause, “Estratégias de Regeneração para o Centro Histórico da Guarda”, de António Saraiva, “Centro de Interpretação da Arte Rupestre do Tejo” de Mário Benjamin,  “Forum/Shopping da Guarda”, de Pedro Appleton, “Lagar em Idanha-a-Nova”, de Vasco Morais Soares, “Centro de Apoio a Idosos em Meda-Complexo Social de Múltiplas Valências”, de Farelo Pinto, “Intervenção no Castelo de Marialva” de Patrícia Lourenço e Carmo Martins, “Infantário da Associação Dr. Lopes Dias” de Maria Esmeralda Carmona, “Herdade do Regato-Póvoa de Rio de Moinhos” de Adelino Minhos, “A Casa Grande da Barroca” de Nuno Garcia, “Requalificação da Envolvente à Porta Nova e Igreja de Stª Rita, na Sortelha” de Cláudia Quelhas, “Centro Interpretativo Judaico de Trancoso”, “Requalificação do Castelo de Trancoso” de José Laranjeiro e Rodrigo Germano, e “Da ideia à prática desportiva” de Sérgio Simões.
De 16 a 24 de Outubro decorre no auditório da Moagem, no Fundão, uma exposição de trabalhos dos alunos do Curso de Arquitectura da UBI.
As II Jornadas de Arquitectura forma organizadas pela Ordem dos Arquitectos da delegação de Castelo Branco.


As jornadas serviram para debater sobre o património arquitectónico da região
As jornadas serviram para debater sobre o património arquitectónico da região


Data de publicação: 2008-10-28 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior