Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Bruno Nogueira é um dos poucos casos de sucesso escolares com bons resultados nos relvados

O doutor futebolista

Foi o melhor aluno do curso de Ciências da Comunicação da UBI, mas é também o único licenciado do plantel do Sporting da Covilhã. Bruno Nogueira é uma excepção à regra e fala sobre uma área onde muitas vezes o futebol ultrapassa o plano escolar.

> Eduardo Alves

Com 25 anos, Bruno Nogueira passa por uma das melhores fases da sua carreira de futebolista. Está no Sporting da Covilhã, como profissional, há três anos e antes disso construiu todo um percurso de vitórias e provas dadas em vários clubes.
Possuir de uma humildade assinalável e uma grande simpatia, este jovem conseguiu sempre relacionar os estudos com o futebol. Algo que na maior parte das vezes não acontece. Isto porque, como diz o próprio Bruno Nogueira “os mais jovens tendem a concentrar todas as suas atenções no futebol e na possível carreira de futebolista e deixar de lado os estudos”. Opinião partilhada por colegas e treinadores do jovem jogador do Covilhã. “Apesar de não ser muito usual entre os futebolistas, considero essencial uma formação académica no desenvolvimento de uma pessoa. Acho que é muito importante não só sermos desportistas, mas conciliar isso com os estudos. Até porque a carreira acaba cedo e nós temos de ter algo para trabalhar”, adianta o jogador natural do Fundão.
O seu percurso começou como federado na Associação Desportiva do Fundão. Mas, desde sempre, “tive em mente que tinha de estudar e tinha de me empenhar na escola, da mesma forma que me empenhava nos relvados”. Os bons resultados nos estudos passaram também para os campos e Nogueira acabou a jogar no Alverca, “contra o Cristiano Ronaldo”, clube com o qual se sagrou campeão nacional de juniores. Daí até ao Sporting da Covilhã, onde joga há já três épocas, “foi algum tempo, com uma passagem ainda pelo Fundão”.
Experiências que lhe permitem falar de um fenómeno “que actualmente está a variar muito e que passa por incutir nos mais novos o sonho de ser jogador de futebol, mas que lhes deixa para trás a escola”. Para isso contribuem “uma forte presença deste desporto nos media e também, o cada vez mais significativo destaque dado às maiores vedetas deste desporto”. Bruno Nogueira é o primeiro a referir que “muitas vezes, o futebol e as estrelas na televisão criam um mundo de ilusão nos mais novos, todos querem ser futebolistas, só que a realidade é muito diferente do que eles pensam porque, para se ser futebolista tem de se ser mesmo muito bom e temos de, sobretudo, ter as oportunidades certas nos momentos certos. E isso, por vezes, nem sempre acontece”.
Daí que este jovem fundanense aponte o seu caso como um exemplo possível de se conseguir ser bom nos estudos e também ter sucesso nos relvados. Desde sempre considerou que os estudos devem ter a mesma atenção “ou mais que o futebol” e sempre trabalhou para isso. De tal forma que conseguiu ser mesmo o melhor aluno do seu curso. Actualmente mantêm-se o único licenciado do plantel, mas diz-se esperançado que isso mude. “Tenho já colegas a aproveitarem o programa Novas Oportunidades e com grande sucesso. Para além disso mostram também grande empenho em recomeçar os estudos”.
Segundo Bruno Nogueira, o problema passa precisamente por esse principio. Pelo facto de muitas das crianças que gostam de futebol sonharem “em vir a ser jogadores de grandes clubes, em estrelas e treinam incessantemente para isso, colocando de lado os estudos”. Daí que “devemos assegurar sempre qualquer coisa que possamos fazer, caso nunca nos tornemos jogadores e caso a carreira termine cedo. E isso só se consegue se estudarmos”.
Mas o avançado do Covilhã é também o primeiro a reconhecer que “agora, e bem, é cada vez mais usual termos treinadores e responsáveis pelos clubes a acompanharem os percursos escolares dos alunos. Isto para terem a noção das classificações dos mais novos, na escola e tentar-lhe também incutir esse espírito de que é necessário estudar e não pensar apenas na bola”. Dentro de alguns tempos, Bruno Nogueira espera vir a trabalhar na área da Comunicação Social e continuar os seus estudos.

> luis_neves @ hotmail . com em 2008-11-11 09:05:16
acho positivo! parabéns


Bruno Nogueira é um dos poucos casos de sucesso escolares com bons resultados nos relvados
Bruno Nogueira é um dos poucos casos de sucesso escolares com bons resultados nos relvados


Data de publicação: 2008-11-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior