Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A mostra contou com vários quadros da pintora

Pintura de Alcina Calhau

Alcina Calhau expõe alguns dos seus trabalhos de pintura na Casa dos Magistrados durante todo o mês de Outubro

> Carla Nicolau

A convite do Departamento de Cultura da Casa dos Magistrados da Covilhã, está em curso durante o mês corrente a exposição “Pintura de Alcina Calhau”.
A artista, natural da Covilhã, desde cedo manifestou interesse pela actividade artística, particularmente pela pintura, tendo vindo a frequentar alguns cursos promovidos pelo Inatel no sentido de aperfeiçoar as suas técnicas.
Várias contingências da sua vida particular impediram que a sua formação especializada passasse pelas artes, nomeadamente pela arquitectura, curso que sonhara tirar, pelo que pintar é hoje para Alcina apenas um hobbie.
Após a conclusão dos seus estudos superiores em Coimbra, onde se licenciou em Farmácia, Alcina Calhau fixou-se nessa cidade, onde reside até hoje, trabalhando no Instituto Português de Oncologia.
A pintura de Alcina Calhau não passa despercebida a quem com ela contacta, pelo que, apesar de pintar somente por prazer e não com o intuito de expôr ou vender, recebe frequentemente convites para dar a conhecer os seus trabalhos.
Prova disso foi a sua participação na I mostra de pintura ao ar livre em 20 de Junho de 2004, da qual resultou uma exposição colectiva apresentada no edifício Arte e Cultura de Coimbra.
É difícil para Alcina Calhau definir o que a inspira bem como aquilo que gosta de pintar: “A inspiração é algo que acontece num determinado momento (...) tanto gosto de pintar paisagens, como pessoas”.
Questionada quanto ao desenvolvimento da arte na Covilhã e em Coimbra, Alcina Calhau diz que, “a arte na Covilhã encontra-se ainda a anos luz da arte em Coimbra. Em Coimbra há muitas galerias, bem como cursos e iniciativas que promovem a arte, ao contrário do que acontece na Covilhã”.
A exposição na Casa dos Magistrados da Covilhã está a registar uma afluência de público de assinalar, ainda que o número de vendas efectuadas seja ainda uma incógnita.


A mostra contou com vários quadros da pintora
A mostra contou com vários quadros da pintora


Data de publicação: 2008-11-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior