Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Esta actividade decorreu no Pólo IV da UBI

Formação em novas tecnologias de pesquisa

Dar a conhecer o conjunto de instrumentos disponibilizados na B-On foi o mote para duas horas de sessão de formação acerca desta base de dados. Cerca de 100 participantes estiveram no anfiteatro da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, nesta sexta-feira, para aprenderem a tirar melhor partido deste manancial de informação.

> Ana Cristina Ferreira

Esclarecer todos os instrumentos específicos da Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) foi o objectivo que reuniu cerca de uma centena de formandos, no final da passada semana, para uma sessão de formação de duas horas em que se analisaram ao pormenor as várias editoras e bases de dados disponíveis através da B-On.
Augusto Ribeiro, responsável pela gestão dos recursos tecnológicos da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP), conduziu os trabalhos. Este evento foi uma organização da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), instituição que tem organizado e participado na divulgação de actividades que possam contribuir para a disponibilização de informação e conteúdos e que, neste momento, é responsável técnica pela infra-estrutura tecnológica de suporte ao funcionamento deste portal.
Os destinatários desta sessão foram sobretudo alunos do 2º e 3º ciclos das áreas de Economia e Psicologia da Educação. O engenheiro informático mostrava-se agradado com o “interesse e afluência por parte das pessoas.”
Perante uma audiência alargada, houve lugar para se falar um pouco de tudo, desde a importância da iniciativa da B-On, até às reformulações que o site oficial levará a cabo ainda este ano.
Periódicos ligados às diversas editoras, bases de dados referenciais e em texto integral foram os três pontos em que incidiu o programa desta sessão de formação.
Segundo Augusto Ribeiro, “este ano a B-On já está a dar acesso a mais de 16 mil publicações electrónicas, número de títulos que nenhuma biblioteca mundial oferece ainda”. Mas, o essencial é que “certos serviços da B-On podem ser acedido por toda a gente, quando se quiser de forma gratuita”, salienta.


Esta actividade decorreu no Pólo IV da UBI
Esta actividade decorreu no Pólo IV da UBI


Data de publicação: 2008-11-04 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior