Voltar à Página da edicao n. 460 de 2008-11-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 460 de 2008-11-11   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Maria Ascensão Rodrigues foi uma das homenageadas do 20 de Outubro

Maria Ascensão Rodrigues “troca palavras” na Biblioteca Municipal

Não deixar morrer a cultura tradicional e passá-la às gerações vindouras é o objectivo que a escritora pretende atingir com a actividade que exerce há diversos anos como hobbie.

> Carla Nicolau

No âmbito das actividades culturais que a Biblioteca Municipal da Covilhã tem vindo a dinamizar, teve lugar na passada quinta-feira, dia 30 de Outubro a palestra, “Troca de Palavras com...Maria Ascensão Rodrigues ”.
A iniciativa “Troca de Palavras com...” acontece sempre na última quinta-feira de cada mês e pretende dar a conhecer um pouco dos seus convidados e respectivas obras, bem como fomentar o interesse literário e cultural junto da população da Covilhã.
Natural da Freguesia da Boidobra e docente de profissão, Maria Ascensão Rodrigues dedica-se não apenas à escrita, mas também a causas culturais e ao artesanato. A noite iniciou-se com a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior que interpretou diversos temas tradicionais portugueses, animando a plateia que enchia toda a sala.
A convidada foi de seguida apresentada por Paulo Rosa, Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, o qual falou um pouco do percurso pessoal e profissional da escritora, e “limitou” a sessão a apenas duas horas, para não causar a “exaustão” quer da convidada, quer do público.
Ao longo do serão, a convidada apresentou e falou um pouco acerca de cada uma das suas obras, assim como dos projectos futuros, dos quais fazem parte os livros “Entretenimentos, Formas Breves Populares, Lengalengas, Anfiguris, Trava-línguas e Adivinhas Populares” e “Contos Populares”.
De entre as surpresas com as quais a escritora brindou a plateia, distingue-se a participação de uma senhora de idade que recitou alguns trava-línguas e anfiguris constantes na obra da convidada.
Para terminar, a escritora disponibilizou-se a responder a eventuais perguntas que a plateia lhe quisesse colocar, o que deu início a uma conversa descontraída no decurso da qual alguns dos presentes, conhecidos da convidada, contaram algumas histórias engraçadas sobre a mesma.
 A convidada desta sessão é autora de diversas obras, tais como: “Ferro – Cova da Beira – Estudos Arqueológicos e Etnográficos – Curiosidades”, (Crendices, Bênçãos, Superstições), 1982; “Cancioneiro – Cova da Beira, 1986”; “Cancioneiro – Cova da Beira – Romanceiro 1990” e “Cancioneiro – Cova da Beira – Canções Narrativas, Outros géneros poéticos e adenda ao Romanceiro 1999”.


Maria Ascensão Rodrigues foi uma das homenageadas do 20 de Outubro
Maria Ascensão Rodrigues foi uma das homenageadas do 20 de Outubro


Data de publicação: 2008-11-11 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior