Voltar à Página da edicao n. 462 de 2008-11-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 462 de 2008-11-25   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Richard Wright vai ser lembrado na UBI

Richard Wright em congresso na UBI

O Departamento de Letras da UBI está a organizar um congresso internacional, que terá lugar na próxima semana, dias 28 e 29 de Novembro, por ocasião do centenário do ilustre autor e intelectual afro-americano Richard Wright.

> Urbi

Este autor foi um dos mais eminentes nomes das letras norte-americanas do século XX e um dos mais activos e eloquentes opositores do segregacionismo racial que assolava a sociedade americana na época em que viveu. O seu sucesso literário foi inspirador para futuras gerações de autores afro-americanos e os seus esforços enquanto activista pela igualdade racial e pelos direitos cívicos continuam a ser uma referência nos Estados Unidos, na Europa, na África e por todo o mundo.
A Universidade da Beira Interior organiza, assim, o segundo maior congresso internacional na Europa celebrando o centenário do nascimento de Richard Wright, precedido apenas pelas comemorações da Universidade Americana de Paris em Junho. O congresso em Portugal contará com a participação empenhada de numerosos e prestigiados especialistas internacionais e nacionais sobre a obra de Wright, oriundos de variados países: Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Espanha, Grécia, Turquia, Algéria e Serra Leoa.
O encontro na UBI tem suscitado alargado interesse por parte da academia portuguesa e internacional, “patente nos numerosos contactos que nos chegam de várias instituições académicas americanas e europeias e africanas, saudando calorosamente a nossa universidade pela relevância e oportunidade deste encontro” refere Paula Mesquita, professora do Departamento de Letras da UBI.
Espera-se a participação de várias dezenas de académicos, pós-graduados e interessados nacionais e de vários países estrangeiros. Todo o programa dos eventos pode ser consultado no blogue oficial da iniciativa.


Richard Wright vai ser lembrado na UBI
Richard Wright vai ser lembrado na UBI


Data de publicação: 2008-11-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior