Voltar à Página da edicao n. 464 de 2008-12-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 464 de 2008-12-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

"Ao longo dos anos temos tentado melhorar o acesso à UBI"

> Eduardo Alves

U@O – Falou também num ponto muito importante para os milhares de utilizadores da UBI que é o da segurança. A UBI, neste momento, está a implementar um Gabinete de Segurança, do qual faz parte. Qual é o papel desta estrutura?
J.M.S. –
Estamos a implementar essa estrutura há relativamente pouco tempo, até porque, há já alguns anos, a segurança da UBI era quase sempre ligada à minha pessoa. E aqui segurança num termo mais lato, desde o vidro da janela que está partido, até à data de renovação dos extintores, passando pela supervisão dos parques de estacionamento e também, da própria salvaguarda do edifício e das pessoas.
Com este novo gabinete vamos ter um conjunto de medidas que serão benéficas para a UBI. O acesso à UBI tem de ser facilitado, e por isso, todas as novas medidas devem ser pensadas para estar em conformidade com esse requisito. Através dos nossos serviços já começámos a melhorar o acesso, não só no caso dos alunos, mas também docentes e funcionários, com os novos cartões de acesso às instalações, com os parques de estacionamento e também, com um circuito interno de vídeovigilância, isto apesar da UBI não ser um local inseguro. Mas nesta área o caminho certo passa pela prevenção. Estas adaptações também servem para acautelar situações futuras.

U@O – Durante todos estes anos com a área da segurança houve algum episódio que lhe tivesse ficado na memória?
J.M.S. –
Foram vários episódios, sem dúvida. Mas aquele que considero mais caricato foi o de uma ameaça de bomba nas instalações da UBI, no período de exames. Talvez algum aluno que não tenha estudado o suficiente para a prova, tivesse como objectivo anular a mesma, o que não veio a acontecer.

U@O – Uma das políticas que neste momento também estão a implementar é a da protecção do ambiente, sobretudo pela recolha e reciclagem de papel e tinteiros. Como é que esse tipo de serviços funciona?
J.M.S. –
A universidade serve também para educar e dar o exemplo. Daí que tenhamos optado por este tipo de práticas, de forma a mostrar a cada vez maior necessidade de reciclar. Há já alguns anos que o Reitor da instituição fez um despacho para que recolhêssemos todo o papel. Isso foi divulgado por todos os serviços e então conseguimos criar uma rede de recolha e selecção de material para reciclar. Neste momento temos já um armazém próprio para acondicionar, triturar e embalar o papel até que o venham depois recolher.
A UBI tem também um protocolo com a Assistência Médica Internacional (AMI) para a qual fazemos a recolha de tinteiros, toners, telemóveis e todo o material desse tipo.

U@O – Como é que vê o futuro da UBI?
J.M.S. –
Sou funcionário da instituição desde 12 de Maio de 1986, poucos dias depois de ter sido instituída a Universidade da Beira Interior. Esta casa já teve momentos bons e maus, situações complicadas que se prendiam com a sua constituição. Mas acho que atravessamos o mais importante momento, porque a universidade está a adaptar-se a um novo modelo e tem já novos órgãos. As pessoas que agora começam a trabalhar para a nova UBI têm um desafio muito grande porque o Processo de Bolonha já trouxe grandes problemas às universidades, à nossa muito mais porque está no interior.
Na questão da organização da universidade, desejo que os novos elementos, os futuros responsáveis por esta casa se dediquem bastante, porque vão ser desafios muito complicados, mas tenho a forte convicção que, como sempre, todas essas dificuldades serão ultrapassadas. Até porque temos pessoas à frente da universidade que são capazes de dar a volta por cima.

"Perfil de Joaquim Manuel Silva"

"A UBI é uma porta aberta a toda a gente"



"Estamos a implementar uma nova estrutura de segurança na UBI"


Data de publicação: 2008-12-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior