Voltar à Página da edicao n. 464 de 2008-12-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 464 de 2008-12-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Recasam mais casais em Portugal

> Ana Cristina Ferreira

O número de recasamentos, uniões em que pelo menos um dos cônjuges já foi casado, tem vindo a subir em Portugal.
De acordo com o Jornal de Notícias de 7 de Novembro deste ano, em caso de divórcio ou viuvez, os homens casam mais do que as mulheres e mais rapidamente. Embora longe da média de outros países, os recasamentos já representam cerca de 13 por cento do total de matrimónios em Portugal.
Apesar do país continuar atrasado em relação à Europa, no que diz respeito a transformações socioculturais, pode dizer-se que a tendência dos recasamentos está instalada em Portugal. Mas, se no resto da Europa a taxa de recasamento ronda os 20 por cento, Portugal fica-se apenas pelos 13 por cento, revela o Instituto Nacional de Estatística.
Comparando a taxa de nupcialidade de divorciados e viúvos, observa-se que é muito mais frequente entre os divorciados, o que se explica pelo ciclo da vida em que habitualmente tal situação se verifica.
Homens e mulheres revelam percursos diferenciados após o divórcio. Elas costumam ficar mais tempo sós ou acompanhadas dos filhos, sendo que a probabilidade de nova união diminui com a idade e quando o nível de escolarização é baixo. Os homens são os que tendem mais a voltar a casar, embora a taxa de recasamento das mulheres também esteja a subir.

[Voltar]


Data de publicação: 2008-12-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior