Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O madeiro continua a ser uma tradição (imagem de arquivo)

A tradição ainda é o que era

Com o Natal à porta, as luzes e a magia vêem também outros rituais para reforçar o encanto da época. A vinda dos madeiros no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição para as igrejas e capelas (para "aquecer o menino Jesus"), na noite do seu nascimento, é ainda uma tradição na Beira Interior.

> Filipa Seita Machado

Tentando preservar um pouco das tradições ancestrais, em Idanha-a-Nova a vinda dos madeiros no dia de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de Dezembro, aviva as lembranças nostálgicas da juventude dos mais velhos e desperta o interesse dos mais novos e a curiosidade de alguns visitantes que usufruem de fim de semana prolongado.
Na passada segunda-feira, dia 8, feriado, cumpriu-se deste modo mais um ano de história e ritual que tem passado de geração em geração e que os anos não apagam, embora vá evoluindo ao sabor do progresso.
Já não se arranca a árvore manualmente mas sim com ajuda de maquinaria, poupando energia corporal e tempo; nem se transporta em carros de bois, mas a vinda do madeiro no tractor, enfeitado com palmas, carvalhas, rosas e outras espécies vegetais, regista ainda a mesma alegria e o mesmo entusiasmo regado com georpiga e vinho tinto que os "festeiros" oferecem a quem observa e acompanha o acontecimento.


O madeiro continua a ser uma tradição (imagem de arquivo)
O madeiro continua a ser uma tradição (imagem de arquivo)


Data de publicação: 2008-12-16 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior