Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
João Rey é o novo presidente da AAUBI

Lista Y sai vencedora

A Lista Y saiu vencedora na corrida para a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Foi no passado dia 10 que cerca de 1900 ubianos foram às urnas, determinando que João Rey, aluno de Arquitectura, estará ao comando da direcção durante o próximo ano. Para já o responsável pretende “dar visibilidade para o exterior”.

> Ana Cristina Ferreira

A Lista Y, encabeçada por João Rey, foi a vencedora das eleições para os órgãos sociais da AAUBI de 2009. Num universo de seis mil eleitores, distribuídos por 32 licenciaturas, foram às urnas no passado dia 12, 1868 ubianos, número que superou todas as expectativas.
Para a direcção, a Lista X obteve 607 votos válidos contra os 1198 votos obtidos pela Lista Y, 35 votos em branco e 28 votos nulos. No Concelho Fiscal, a Lista Y arrecadou 1216 votos e a Lista X 591, 39 votos em branco e 22 nulos. Para a Mesa da Assembleia-geral de Alunos (MAGA), a Lista Y alcançou os 1204 votos e a Lista X 604 votos, 37 votos em branco e 23 nulos.
Apesar da abstenção continuar elevada, esta foi uma das eleições mais participadas dos últimos anos. “Claro que gostaríamos de ver mais gente a votar. No entanto vemos que em muitas academias, este ano, houve uma diminuição do número de votantes, e aqui aconteceu exactamente o oposto”, refere o novo presidente.
O novo presidente da academia beirã mostrava-se confiante na vitória. “Talvez não esperasse uma diferença tão grande, mas estava confiante que a nossa lista ia vencer. É a prova que os nossos colegas acreditaram em nós. Não fizemos promessas que não podíamos cumprir. Perceberam que havia um trabalho desta actual direcção que tem todo o mérito e que nos apoiou desde o início. Basicamente, nós somos um casamento entre a actual direcção e o conselho geral de núcleos”, adianta o recém-eleito presidente à AAUBI.
João Rey acrescenta ainda que se a actual direcção procurou “limpar a casa, organizar tudo e começar a colocar as coisas a funcionar de outra forma”, agora os próximos passos vão no sentido de “criar uma maior visibilidade para o exterior.” Segundo este responsável, a direcção quer “que esta associação esteja entre as melhores associações académicas do país e que, de alguma forma dignifique a Universidade da Beira Interior”.
Quanto à votação, João Rey refere que “houve uma movimentação bastante positiva. É importante por parte da direcção fomentar o apelo ao voto.” A nova direcção espera poder contar com o apoio da lista adversária e, em especial, de Pedro Venâncio “Conto com ele para me ajudar no que for preciso”, afirma.
João Rey deve tomar posse a 18 de Dezembro e promete dar seguimento aos projectos iniciados por Luís Fernandes. “Optámos por fazer uma campanha sem fazer promessas que não podemos cumprir. Vamos continuar o trabalho iniciado neste mandato e aquilo que conseguirmos fazer, na altura, será apresentado”, explica o aluno de Arquitectura.
O responsável afirma que continuará a ser feito um trabalho por “pessoas com experiência académica”, que desejam “deixar um legado, preparando a ponte para os mais novos”.
Definida está já a revitalização do edifício da associação académica. “Queremos melhorar as condições da associação e melhorar também a biblioteca, para que possa ser uma zona de estudo de mais qualidade para os estudantes”, adianta João Rey.
As festas académicas, as questões relacionadas com o financiamento das universidades e a Acção Social Escolar também são preocupações da direcção que vai liderar a Académica da Beira Interior durante o próximo mandato.
A “casa azul” tem assim um novo presidente, com a liderança do Conselho Fiscal a ficar a cargo do antigo presidente da AAUBI, Luís Fernandes, e a presidência da Assembleia-geral de Alunos nas mãos de Rui Travassos.


João Rey é o novo presidente da AAUBI
João Rey é o novo presidente da AAUBI


Data de publicação: 2008-12-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior