Voltar à Página da edicao n. 466 de 2008-12-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 466 de 2008-12-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O alígrafo está já em testes no Hospital Amato Lusitano

Aparelho “útil e fiável”

> Ana Rodrigues

O Algígrafo foi testado no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, onde Vasco Rolo, aluno de mestrado na UBI em Ciências da Dor, é estomatologista. O que se pretendia era avaliar se o aparelho é fiável e útil. Concluiu-se que sim.
Com a ajuda de um observador externo, que avaliou as expressões faciais e outros indicadores, procurou-se perceber se quando os doentes premiam o sensor sentiam realmente dor. No final, comparavam-se as observações do observador com os registos do programa, para ver se coincidiam.
Outra vertente do teste foi avaliar se as pessoas que tinham o equipamento sentiam menos dor, entrevistando gente sem se saber quem utilizou o Algígrafo. “Verificámos que se sentiam menos desconfortáveis”, frisa Vasco Rolo.
O clínico refere que quando não se tem controlo nenhum sobre o tratamento, a ansiedade aumenta. “Desta forma o utente tem o dispositivo com o qual é possível exercer algum controlo da dor que está a ser infligida. Isso diminui a ansiedade”, salienta.
Com estes dados na mão, os três investigadores vão agora “partir para uma nova fase com uma segurança diferente”. “Vamos tentar evoluir e considerar outros parâmetros para fazer uma nova escala da dor”, informa o estomatologista.

[Voltar]


O alígrafo está já em testes no Hospital Amato Lusitano
O alígrafo está já em testes no Hospital Amato Lusitano


Data de publicação: 2008-12-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior