Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Manoel de Oliveira apresentou o seu primeiro livro aos cem anos

Primeiro livro aos cem anos

Cinema, algumas reflexões acerca dos seus filmes e a crítica ao sistema das grandes indústrias cinematográficas em Hollywood, são alguns dos temas abordados por Manoel de Oliveira, no seu livro, lançado no passado domingo.

> Filipa Seita Machado

O realizador Manoel de Oliveira lançou no passado domingo, dia 21 de Dezembro, o seu primeiro livro, "100 anos. 100 livros". Este livro tardio, visto que o realizador tem já cem anos de vida, vem assim, deste modo, acrescentar uma nova faceta na vida artística do mais velho realizador de cinema do mundo. Esta publicação foi apresentada pela livraria Lello no Porto.
A obra será uma edição limitada e inédita de cem exemplares, numerados e assinados cuidadosamente pelo autor. Os textos deste livro, abordam temáticas muito diversas sobre a sétima arte. O autor portuense fala de todo o cinema, faz algumas reflexões acerca dos seus filmes e também uma crítica produnfa ao sistema da indústria cinematográfica em Hollywood.
A organização deste livro ficou a cargo do artista plástico Manuel Casimiro, filho do cineasta, que se encarregou da selecção e ilustração dos textos. A obra foi apresentada em duas versões, sendo a primeira dentro de um estojo de madeira e na segunda juntamente com a obra veio uma caneta de prata maciça, concebida exclusivamente para a ocasião.
O livro foi apresentado pelo mais velho cineasta do mundo, no passado domingo, às 11 horas, na livraria Lello no Porto.


Manoel de Oliveira apresentou o seu primeiro livro aos cem anos
Manoel de Oliveira apresentou o seu primeiro livro aos cem anos


Data de publicação: 2008-12-30 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior