Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

A chuva brindou passagem do ano em Ponte de Lima

Na vila mais antiga de Portugal, o último dia do ano ficou marcado pela chuva. As pessoas preferiram o aconchego de suas casas, e apenas os jovens saíram à rua para festejar.

> Cátia Mendes

A celebração do novo ano começou logo no dia 29 de Dezembro, com o início do “Canto das Boas Festas”, uma tradição que consiste na reunião de um grupo de pessoas em cada freguesia de Ponte de Lima, que cantam as boas festas de porta em porta. Esta tradição apenas se concretiza nas freguesias, uma vez que no centro da vila os jovens limianos festejam de uma outra forma.
O fogo de artifício é outro dos momentos mais aguardados da passagem do ano. Devido à chuva, este ano as pessoas não se reuniram no Largo de Camõesdepois do fogo, preferindo voltar para o refúgio de suas casa. Apenas os mais jovens resistiram à chuva na noite de final do ano.
Na rua da Rampinha, mais conhecida como a rua dos bares, houve muita animação, música e algum álcool à mistura.
Mesmo sendo uma vila pequena, os jovens não trocam a passagem de ano na sua terra pelas grandes cidades. Segundo André Cunha, estudante universitário, a passagem do ano em Ponte de Lima é sempre “Fantástica! Há muita união e amizade entre as pessoas. Todos nos conhecemos, é sempre divertido quando nos reencontramos. Além disso, nunca há grandes confusões, acabamos por entrar no novo ano da melhor forma.” Os proprietários dos bares partilham desta opinião, acrescentando apenas que sem a chuva estaria ainda mais gente.
A chegada do novo ano é celebrada pelos Limianos com passas e champanhe a acompanhar as doze badaladas do relógio. Além disso, à meia noite as pessoas saem à e partem uma peça de louça velha com o desejo de que isto lhes traga sorte para o novo ano. A sorte não foi o único desejo dos habitantes de Ponte de Lima. Para o ano de 2009, Pedro Oliveira, trabalhador estudante, deseja que “FCP seja campeão”. Um desejo um pouco diferente tem Joana Fernandes, estudante, grávida de 8 meses, deseja ser uma boa mãe e que o próximo ano seja melhor que o anterior.
Após uma noite chuvosa, os limianos continuaram a festa ao celebrar o dia de S.Silvestre, na freguesia de Santa Comba.


Data de publicação: 2009-01-06 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior