Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Teatro-Cine da Covilhã foi o palco deste evento

"Cantar das Janeiras" no Teatro-Cine

O Teatro-Cine da Covilhã estréia o ano recebendo o "Cantar das Janeiras" levando a tradição, a cultura e votos de um bom ano para os covilhanenses.

> Bruna Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

Pela primeira vez, o Teatro-Cine da Covilhã foi palco do espectáculo “Cantar das Janeiras”.  Apesar do evento ter mudado da rua para o mais acolhedor recinto do teatro, foram poucos os que assistiram ao espectáculo que decorreu no sábado, dia 3 de Janeiro. Participaram do espectáculo os ranchos federados do concelho da Covilhã.
Antes do início do espectáculo, o vereador da cultura, Paulo Rosa, distribuiu lembranças aos ranchos como forma de agradecer pelo que fazem pela preservação da tradição e da cultura da região. 
O primeiro rancho a cantar as janeiras foi o Rancho Folclórico Unhais da Serra e em seguida o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, Rancho Folclórico de Boidobra, Grupo de danças e cantares do Paul, Rancho Folclórico de Ourondo e Rancho Folclórico do Refúgio. Cada rancho cantou e até encenou durante o espectáculo, com instrumentos e roupas típicas, as mulheres usando roupas de romaria, com lenços na cabeça e longos vestidos e os homens usando roupas de pastores.
“O que eu mais gosto é das tradições.”, afirma a reformada Maria Alice Duarte que participa todos os anos da apresentação das janeiras. 
Para Marta Sofia dos Santos, integrante do Rancho de Boidobra, as actuações vêm sempre representar e reforçar os costumes. Além do cantar das Janeiras existe também o cantar dos martírios que acontece na altura da Páscoa. "Com o passar dos anos houve uma altura que a tradição foi se perdendo, mas desde que o Rancho se formou tentamos representar as janeiras todos os dias, entre 26 de Dezembro a 8 de Janeiro, vamos de porta a porta cantar as janeiras." Refere ainda que faz questão de participar todos os anos por ser mesmo um costume de família e avalia que "a apresentação no Teatro Cine da Covilhã é uma forma de levar à população covilhanense um pouco mais da cultura e das tradições da nossa terra."

 

Ranchos participantes:

 

- Rancho Folclórico Unhais da Serra

- Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul

- Rancho Folclórico de Boidobra

- Grupo de danças e cantares do Paul

- Rancho Folclórico de Ourundo

- Rancho Folclórico do Refúgio


O Teatro-Cine da Covilhã foi o palco deste evento
O Teatro-Cine da Covilhã foi o palco deste evento


Data de publicação: 2009-01-06 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior