Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O ano que terminou fica marcado pela implementação de novas regras na UBI

Um ano na vida da UBI

A história da UBI vai estar associada a 2008 para sempre. No ano que terminou há poucos dias, a instituição covilhanense e todas as universidades portuguesas aderiram ao novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Para além das inúmeras alterações desta medida, muito mais há a sublinhar nos 12 meses que passaram.

> Eduardo Alves

A UBI começa 2008 em grande. Depois de uma passagem por sete faculdades de medicina portuguesas, representantes da universidade de Harvard mostram grande interesse em promover actividades e intercâmbios científicos com a Faculdade de Ciências da Saúde, instalada na Covilhã.
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) elege um novo presidente. Luís Fernandes é o escolhido para lidera a “Casa Azul” durante 2008, num dos actos eleitorais mais concorridos dos últimos tempos.
Na mesma altura são conhecidos os nomes dos cinco elementos convidados para representarem a sociedade civil na Assembleia Estatutária que irá delinear as regras do RJIES para a instituição. Enquanto que a Microsoft desenvolve dois projectos com a UBI. A maior empresa de informática do planeta assina um protocolo de colaboração com a Universidade da Beira Interior. Uma parceria que visa o desenvolvimento de duas aplicações informáticas. O primeiro mês do ano termina com uma investigação realizada por um aluno da UBI, também na área da informática, a ser distinguida na Coreia.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem a funcionar, há pouco tempo, um serviço de imunoalergologia. Luís Taborda Barata, docente na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI é o único médico especialista neste sector que ganha brilhantismo no segundo mês do ano. Para além das consultas, o médico desenvolveu já alguns estudos sobre as alergias na Cova da Beira.
Também em Fevereiro se ficava a conhecer a aceitação de um pedido de patente para um projecto que poderá revolucionar a indústria dos refractários e revestimentos de alta-temperatura. Investigações que têm como objectivo o desenvolvimento/criação de um novo material refractário auto-escoante de alumina (óxido de alumínio) sem cimento.
O mês mais pequeno do ano iria fechar-se com “chave de ouro” para a UBI. Pela primeira vez o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apresentou um estudo sobre os licenciados que estão sem emprego. Nos dados divulgados foram comparadas as instituições que mais alunos formam e os cursos que mais profissionais lançam no desemprego. A UBI é apontada como uma das instituições que mais alunos coloca no mercado de trabalho.
A UBI aproveita as Férias da Páscoa para abrir as suas portas à comunidade. Durante duas semanas, a Universidade da Beira Interior e o Museu de Lanifícios foram palco de uma iniciativa pioneira na região. Várias actividades lúdicas destinadas às crianças que quiseram assim ocupar o seu tempo de férias nestas duas estruturas. Também em Março, uma equipa de docentes e investigadores da UBI viu aprovado um projecto inovador na região. O Departamento de Engenharia Civil e a Scutvias conseguiram fundos através do Gabinete de Apoio a Projectos da UBI para criar uma plataforma de monitorização geo-ambiental da Auto-Estrada da Beira Interior.
Bolonha antecipa festa dos estudantes. Isto porque, o novo calendário lectivo que este ano começou a ser implementado devido ao Processo de Bolonha alterou toda a época de exames. A Semana Académica passava assim a ser realizada no início de Abril. A Desertuna mostrava-se imparável com a participação em vários eventos e a conquista de distinções. Em Abril, a Desertuna participou em dois festivais de tunas, eventos onde este grupo da Universidade da Beira Interior arrecadou vários prémios.
Covilhã recebe fábrica de aviões que vai trabalhar em parceria com a UBI. Apresenta-se como o projecto mais arrojado dos últimos tempos na Covilhã. Em meados de Abril sabe-se que os terrenos do actual aeródromo vão receber uma fábrica de aviões que irá trabalhar em parceria com a UBI no desenvolvimento e fabrico de aeronaves.
Foram 22 anos de UBI celebrados em 2008. O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde acolheu, no dia 30 de Abril, as celebrações de mais um aniversário da Universidade da Beira Interior.
A partir de Maio a UBI passa a poder recebe alunos do Japão. Uma comitiva de três responsáveis pela Ryutsu Keizai University, do Japão, visitou a Covilhã e deste intercâmbio surgiu já a possibilidade da UBI receber alunos japoneses que vêm para a Covilhã aprofundar os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa. Cinema da UBI volta a ganhar. “Indiferente”, uma curta-metragem realizada por Tito Fernandes, licenciado em Cinema pela UBI, volta a ganhar um concurso. Desta feita, a obra assinada pelo aluno da instituição covilhanense conquistou o primeiro lugar na V Mostra Internacional de Escolas de Cinema.
A UBI voltou a estar na Eco Marathon. A instituição covilhanense marcou presença na mítica “Shell Eco Marathon”. Este ano, a UBI levou até ao circuito de Nogaro um carro totalmente novo. Um “concept car” produzido na Covilhã que está ainda a dar os primeiros passos. Docentes e alunos já planeiam a prova de 2009. num período em que se conhece a colocação de uma aluna da UBI entre os melhores do País. A aluna de Ciências Farmacêuticas, Joana Brioso Infante, da UBI, foi seleccionada para o programa 2008 Summer Institute for Outstanding European Students, do programa Fullbright.
Ciência ganha nova vida. A UBI volta a acolher estudantes de todo o País que se inscreveram no programa “Ciência Viva”. Durante vários dias, alunos do secundário ficaram a conhecer uma universidade por dentro. Um contacto com o Ensino Superior que leva a novos conhecimentos e orientações profissionais.
Docente da UBI projecta ponte de Saragoça. O Pavilhão Ponte, um dos principais ícones da Expo Zaragoza 2008, foi testado na UBI. Cristina Fael, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da instituição covilhanense é a responsável pelas medidas de protecção das estacas que suportam esta estrutura.
Descobrir as Engenharias no Verão. Durante uma semana, a Unidade de Ciências da Engenharia recebeu cerca de duas dezenas de alunos do Ensino Secundário em mais um evento institucional. Promover a ciência, a UBI e mostrar aos visitantes a instituição foram algumas das metas. Ainda nesta área têxtil, sabe-se de novas formas da UBI apoiar o vestuário tecnológico. Duas alunas da Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI) da Covilhã venceram o concurso “Conceitos de Moda e Arquitectura Têxtil para Protecção UV”. Um chapéu com várias aplicações, desenvolvido em várias empresas da região e nas oficinas do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, foi o escolhido pelo júri.
Curso de Verão regressa à Covilhã. Foram 30 os alunos, vindos de toda a Europa, que durante um mês de Agosto estiveram na UBI para aprender a língua de Camões, mas também a cultura e as tradições da Beira.
Setembro chega com novas regras para a UBI. Na primeira semana do nono mês começava mais uma etapa da sua existência. Uma data assinalada pela publicação dos novos estatutos em Diário da República. Mas chegam também à Covilhã mais 1167 alunos. Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 2008 deram à UBI um resultado histórico. A instituição covilhanense preencheu, quase na totalidade, as 1270 vagas que tinha à disposição de novos alunos.
UBI acolhe reunião ibérica de sindicalistas. Várias dezenas de sindicalistas portugueses e espanhóis estiveram reunidos na Covilhã. Debater os problemas laborais de ambos os países e delinear estratégias conjuntas de acção foram alguns dos trabalhos deste encontro onde também se destacou o papel do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da UBI.
AAUBI lança Akademia Magazine. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) apresentou a 6 de Outubro, um novo meio de comunicação. Akademia Magazine, é a revista académica bimestral onde os alunos podem saber mais sobre o que passa na Universidade.
Alunos da UBI vencem Criar 08. O concurso nacional “Troféu Criar 08”, lançado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis), em parceria com a Liberty Seguros, foi ganho pelo projecto “Doctor Help”. A investigação feita por dois alunos de Engenharia Informática da UBI conseguiu o primeiro lugar. A segunda posição foi para o projecto “Sky Pilot”, também desenvolvido por alunos da UBI.
Encontro Nacional de Saneamento Básico na UBI. A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, em colaboração com a Empresa Municipal Águas da Covilhã, Universidade da Beira Interior (UBI), Águas do Zêzere e Côa (AZC) e Águas do Centro, promoveu o 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico. O evento teve lugar na Faculdade de Ciências da Saúde e contou com a presença de Nunes Correia, ministro do Ambiente.
Rui Fernandes é docente no Departamento de Informática da UBI, e tem desenvolvido algumas investigações e actividades na área da Engenharia Geográfica. O continente africano tem sido um dos palcos privilegiados do trabalho deste professor que agora se dispõe a encontrar a altura exacta do Monte Kilimanjaro.
Conselho Geral da UBI a funcionar. São escolhidos os 21 membros do Conselho Geral da UBI. A 6 de Novembro, decorreu o acto eleitoral de onde saíram os representantes dos docentes e investigadores e dos alunos. Quanto aos funcionários, foi necessária uma segunda volta, que teve lugar um dia depois. A estes 21 membros juntaram-se mais oito personalidades exteriores à instituição.
A Lista Y, encabeçada por João Rey, vence as eleições para a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). O escrutínio decorreu a 10 de Novembro e cerca de 1900 ubianos foram às urnas, determinando que o aluno de Arquitectura estará ao comando da direcção durante o próximo ano.

> Nugomarkes @ gmail . com em 2009-01-06 10:58:45
2008 foi um ano zero para a faculdade de Ciências Sociais e Humanas...tantos estudos.investigações e fizerem conferências internacionais...


O ano que terminou fica marcado pela implementação de novas regras na UBI
O ano que terminou fica marcado pela implementação de novas regras na UBI


Data de publicação: 2009-01-06 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior