Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A região espera ainda pela concretização de diversas promessas políticas

Região vista de "2008" formas

Reestruturação de serviços e aposta em novas vertentes empresariais marcaram o rumo da região. Sem grandes acontecimentos, a Beira Interior assinala ainda 2008 como mais um ano de promessas no que respeita à criação de acessos ao litoral.

> Eduardo Alves

O ano começa com as Urgências do Fundão a encerrarem os seus serviços. Uma medida implementada pelos Ministério da Saúde, não só na cidade beirã, mas em muitas outras unidades hospitalares, que viria a provocar fortes contestações entre a população.
Também num mês grande em afluência de turistas à Serra da Estrela, o autarca de Manteigas toma balanço e lança o desafio aos jovens para investir na montanha. O presidente da Câmara de Manteigas desafiou os jovens do concelho a serem empreendedores, com o objectivo de contribuírem para o desenvolvimento do município que está totalmente integrado na Serra da Estrela.
Em Fevereiro o Urbi mostrava uma realidade que estava então em crescimento e 2008 não iria ser excepção. Um trabalho onde se apresentaram os mais conhecidos blogues da região e onde se explicou o fenómeno das páginas pessoais.
Castelo Branco classifica-se como a melhor cidade da região centro para viver. O concelho albicastrense é aquele que tem melhor qualidade de vida na Beira Interior, segundo um estudo do Observatório da UBI. Castelo Branco, num ranking nacional, surge no 75º lugar.
A ameaça sobre o encerramento de uma estrutura única na região começa a crescer em Março. A Câmara de Manteigas terá detectado irregularidades no empreendimento onde está a única pista sintética de esqui do País (Sky Parque). Se a situação não for regularizada, a autarquia ameaça retirar a concessão ao consórcio Turistrela/Certar. Mas as partes não parecem estar em sintonia.
A aposta nas novas energias parece ganhar adeptos na região e a EnerArea aposta na produção do Biodiesel. O projecto que é tornado público em Março prevê reciclar óleos alimentares nos 13 municípios pertencentes à Associação de Municípios da Cova da Beira e nos municípios pertencente à Diputación de Salamanca.
Desde Abril que os responsáveis regionais têm um plano de socorro para acidentes ferroviários. O troço da linha da Beira Baixa entre Fratel e Vila Velha e Ródão é o de maior risco e com menos acessos, descreve o Plano Especial de Emergência para Acidentes Ferroviários do distrito de Castelo Branco, apresentado na altura. Tratam-se de cerca de 20 quilómetros em que a linha percorre o íngreme vale do Tejo, sempre à beira do rio.
Novo contact center da EDP, inaugurado em Maio, cria 250 postos de trabalho. Este centro de atendimento (contact center) da EDP, em Seia, vai criar até 250 postos de trabalho e reduzir os riscos de ocorrerem interrupções no fornecimento de energia. Para além deste investimento em Seia, sabia-se também que a Comurbeiras ganhava 60 milhões. A Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) poderia receber 60 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), segundo Carlos Pinto, presidente daquela instituição intermunicipal.
As cerejeiras estavam carregadas na zona do Fundão, mas os agricultores, por alturas de Maio, pediam que a chuva fosse “embora”. Isto porque, o mau tempo a continuar, poderia estragar parte da produção. São Pedro parece ter ouvido os homens da terra e a produção acabou por duplicar em relação ao ano de 2007, como estava previsto.
A região fica também a saber, em meados de 2008, o futuro do IC 6 e IC7. O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, revelou que o Governo deverá anunciar o lançamento dos projectos do IC6 e IC7. A opção sem túneis é a escolhida.
Jovens europeus exploram Rota dos Fósseis. Uma das principais aldeias históricas da Beira Interior foi palco de um campo de férias internacional. Penha Garcia acolheu jovens vindos de vários países da Europa e do Canadá, que integraram esta actividade.
Floresta da Beira Interior em debate. A Associação de Produtores Florestais da Beira Interior (AFLOBEI) reuniu em Castelo Branco um vasto leque de especialistas na floresta e nos recursos naturais com o objectivo de encontrar formas de rentabilização deste sector.
Pousada no Sanatório em 2009. O projecto para a Pousada do Sanatório, que se arrasta há anos, parece finalmente ver luz ao fundo do túnel. 2009 será o ano de inauguração das novas instalações.
Tesouros arquitectónicos da Beira em análise. A matéria-prima e os materiais a usar nas novas construções, bem como na requalificação de edifícios, estiveram patentes nas segundas Jornadas de Arquitectura.
CHCB recebe o terceiro congresso médico. O hospital Pêro da Covilhã foi o centro nevrálgico de mais um Congresso Médico do CHCB. Um evento que decorreu entre os dias 7 e 8 de Novembro e que contou também com as VII Jornadas de Gastrenterologia e IV Jornadas de Cardiologia.
Nos últimos dias do ano Neve chega à região. As baixas temperaturas fizeram com que algumas das principais cidades da Região Centro ficassem cobertas por uma camada de neve. Na Serra da Estrela, houve mesmo corte de estradas em vários dias.


A região espera ainda pela concretização de diversas promessas políticas
A região espera ainda pela concretização de diversas promessas políticas


Data de publicação: 2009-01-06 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior