Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Foram vários os eventos de vulto a ter lugar em 2008

Cultura com balanço positivo

Festivais de teatro e representações internacionais foram algumas das mais marcantes etapas de 2008 no domínio da cultura. Um ano que viu nascer eventos de vários quadrantes.

> Eduardo Alves

Com a abertura dos concursos para a entrega dos fundos comunitários, a direcção regional do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) prepara um conjunto de candidaturas a apoios comunitários. O principal objectivo passa pela criação de rotas do património. Estão envolvidos no projecto, para além do distrito albicastrense, Guarda e Portalegre.
O Bookcrossing chega à Beira Interior. Um movimento de troca de livros que está a crescer em Portugal teve início há cerca de dois anos e conta, no princípio de 2008, com cerca de 8 mil membros. A biblioteca municipal é o local onde os covilhanenses podem realizar a troca de livros.
Para o Teatro das Beiras, Janeiro foi mês de estreia. “Nós mulheres somos melhores” foi o nome da peça que o grupo da Covilhã estreou a 26 de Janeiro. Uma peça com histórias que retratam a realidade das mulheres portuguesas.
Belmonte continua a apostar na sua cultura secular. Desta forma, Fevereiro marca a luz verde, dada pela câmara local, para a segunda fase da implantação do Museu dos Descobrimentos. Uma intervenção que previa a montagem de diversos cenários no museu, mas que passou 2008 sem ficar completa.
Março abre com o XII Ciclo de Teatro Universitário da Covilhã. “Posso avançar? Pergunta o cavalo” é a nova peça do Teatr’UBI e da ASTA. Uma produção que fala sobre a tensão e a competição e que abre esta iniciativa.
Com as férias da Páscoa em vista, o Conservatório da Covilhã promove mais um “Instrumentos com Vida”. O Conservatório de Música da Covilhã já tem projectos para as férias da Páscoa. O programa “Instrumentos com Vida” está de volta.
A concessionária da A23, a Scutvias, em colaboração com o Governo Civil de Castelo Branco, promoveu o terceiro Festival de Música da Beira Interior. Cinco concertos ao longo das cidades atravessadas por esta via.
Abril começa com a Quarta Parede a estrear “A Disputa” de Marivaux. Uma peça que subiu ao palco a 10 de Abril na Covilhã. Uma co-produção com o Teatro das Beiras e com encenação de Rui Sena.
O Dia Mundial do Teatro é assinalado na Covilhã. Uma data marcada por espectáculos, exposições, colóquios, animações e concertos que decorreram também por todo o País. O sucesso da primeira edição fez o “Moda e Música” voltar à Covilhã.
Teatr’UBI como “embaixador” de Portugal. O Grupo Universitário de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’UBI) foi o único conjunto europeu a ser escolhido num concurso mundial para o 22º Festival de Teatro Universitário de Blumenau. Para além do Brasil, o grupo actuou ainda na Colômbia e na Argentina.
Teatro das Beiras apresenta “Catavento”. A 24 de Junho de 2008 estreava “Catavento”, mais uma produção do Teatro das Beiras. Um espectáculo que decorreu ao ar livre.
Bruno Borralhinho no Centro Cultural de Belém. O jovem violoncelista covilhanense actuou no Centro Cultural de Belém. Borralhinho tocou com um violoncelo “Montagnana” que foi ouvido, também pela primeira vez, no Centro Cultural de Belém.
TeatrUBI chega ao Brasil. A 4 de Julho de 2008 uma comitiva do Grupo de Teatro Universitário da UBI (TeatrUBI) e da Associação de Teatro e outras Artes (ASTA) chega ao Brasil. Uma visita que decorreu em várias cidades e contou com a realização de diversos espectáculos.
Valhelhas em festa. A quarta edição do Festival Serra da Estrela decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Julho de 2008, em Valhelhas, Guarda. Um sucesso que contribuiu para a afirmação do evento no calendário de festivais de Verão.
Fundanense cria Museu da Poesia. Foi inaugurado a 19 de Agosto, o Museu da Poesia. O projecto pretende “dignificar e promover a poesia” e é liderado pelo declamador Nuno Miguel Henriques, natural do Fundão.
Filme português mostra costumes da Beira. Uma das mais promovidas produções cinematográficas portuguesas “Aquele Querido Mês de Agosto”, foi apresentada nas salas Castello Lopes da Covilhã e retrata tradições e costumes da região beirã.
Companhias querem manter descentralização. O novo regulamento de apoio à criação artística, aprovado no Conselho de Ministros a 14 de Agosto de 2008 deixou algumas das companhias de teatro descentralizadas, como é o caso do Teatro das Beiras, à beira de “um ataque de nervos”.
Em Setembro, a União de filarmónicas elege o seu presidente. A União de Bandas do Concelho da Covilhã (UBCC) já tem corpos sociais. Este organismo junta oito instituições da região e é presidido por José Eduardo Cavaco.
Teatro das Beiras estreia “Hotel de Província”. A peça de teatro “Hotel de Província” de Aleksander Vampilov subiu a palco, proporcionando cerca de 90 minutos de gargalhadas e boa disposição.
Banda da Covilhã fez “música” com cherovias. Foi a primeira edição de um evento “sui generis”. A Banda da Covilhã promoveu o 1º Festival da Chevoria e realizou diversas actividades culturais, educativas e gastronómicas em torno deste produto.
“Trópico das Cabras” vence festival Imago. O festival Imago 2008 chegou ao fim em meados de Outubro e o grande vencedor foi Fernando Coimbra com a curta-metragem “Trópico das Cabras”. Cerca de 11.500 pessoas passaram pelo evento.
contraDANÇA volta à Covilhã. A Associação de Teatro e Outras Artes volta a promover mais um contraDANÇA. Este festival de dança e movimento decorreu entre os dias 7 e 15 de Novembro, na Covilhã e teve uma extensão, entre 26 e 29 de Novembro, em Santa Maria da Feira.
Covilhã perde figura notável. Faleceu dia 7 de Dezembro de 2008, Alçada Baptista ensaísta e ficcionista, que marcou durante largos anos a literatura portuguesa.


Foram vários os eventos de vulto a ter lugar em 2008
Foram vários os eventos de vulto a ter lugar em 2008


Data de publicação: 2009-01-06 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior