Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Em diversas modalidades, os atletas da região foram os melhores

Desporto ganha projecção

Um ano em que o Sporting da Covilhã consegue a passagem à Liga Vitalis fica também marcado pelos lugares cimeiros atingidos em diversas modalidades. Na UBI, os estudantes ganham em Futsal e no atletismo, Bruno Fernandes também consegue o melhor lugar.

> Eduardo Alves

O Sporting da Covilhã começa o ano a ganhar. Foi uma partida difícil a que o Sporting da Covilhã encontrou, em casa, a jogar frente ao Caldas. No final, os “serranos” levaram a melhor e conseguiram aumentar a vantagem na liderança do campeonato.
Há muito tempo que o Estrela do Zêzere não era palco de uma tão grande concentração de associados. Na celebração dos 40 anos da colectividade, os responsáveis pelo Estrela do Zêzere avançaram com diversas actividades que o clube da Boidobra iria promover nos próximos tempos. Gabinete de Nutrição e Saúde e Futebol de 11 foram alguns exemplos.
O segundo mês do ano começa bem para a judoca albicastrense Ana Hormigo. A atleta de Castelo Branco alcança o terceiro lugar na Taça do Mundo, em Sófia, e reforça hipóteses de participar nos Jogos Olímpicos.
Covilhã continua “rei e senhor”. A liderar o campeonato há já várias semanas, a formação do Sporting da Covilhã conseguiu, no primeiro fim-de-semana de Fevereiro, dilatar a vantagem que tinha relativamente ao segundo classificado. A formação serrana levava então dez pontos de vantagem.
Foi também um ano de glória para o Unidos Futebol Clube do Tortosendo, que no início de Março de 2008 fazia história no Campeonato Nacional de Juniores Femininos.
Uma vitória “à tangente” sobre o Esgueira levou a equipa de Juniores Femininos do Unidos do Tortosendo a escrever uma página na história deste desporto na região.
Depois de um começo de ano fulgurante, o Covilhã arrecada derrotas. Na deslocação a Ponte de Sôr a formação covilhanense acabou por não conseguir pontuar e avolumou a quarta derrota consecutiva. Quatro jogos perdidos em sete jornadas.
Em Abril, o Unidos do Tortosendo consegue marcar presença num torneio nacional de basquetebol. Uma vitória expressiva frente ao Tondela carimbou a passagem da “equipa sensação” no basquetebol regional.
Também por esta altura, o Académico dos Penedos Altos assinalava os 54 anos de existência. Uma das mais emblemáticas colectividades da região promoveu iniciativas durante dois meses, relacionadas com a data.
Bruno Pais com mais uma medalha. O atleta natural do Fundão integrou a formação de corredores que, em Maio de 2008, conseguiram mais uma medalha de bronze para Portugal na prova de Triatlo de Lisboa.
Rampa da Estrela tem novo recorde. Milhares de pessoas assistiram à 24ª edição da Rampa Internacional Serra da Estrela na cidade neve. O francês Lionel Regal foi o vencedor da prova estabelecendo um novo tempo na subida.
Campeonatos nacionais de Pentatlo na Covilhã. A “cidade neve” acolheu os campeonatos nacionais da juventude, uma prova inserida no calendário da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno.
Era também em Maio que a AAUBI se sagraria campeã nacional de Futsal. A equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) conquistou o primeiro lugar no campeonato nacional da Liga Universitária de Futsal. Num jogo em que venceu por 3-2 a formação da Academia do Minho, a turma da Covilhã carimbou o passaporte para o campeonato europeu que se realizou na Polónia.
Covilhã na Liga de Honra. Depois de uma partida de futebol decidida com a marcação de grandes penalidades, o Sporting da Covilhã conheceu o sabor da vitória e conseguiu a subida à Liga de Honra. A Praça do Município serviu de palco para uma festa prolongada.
Sporting da Covilhã deixa escapar título. Depois de uma semana marcada pela conquista da passagem à Liga de Honra, o Sporting da Covilhã foi mais fraco que o Oliveirense e deixou escapar o título de campeão nacional da 2ª divisão.
Académico dos Penedos Altos ganha campeonato de Pentatlo. Veio para a Covilhã mais um título nacional no âmbito desportivo. Desta vez, coube às atletas do académico dos Penedos Altos vencerem o campeonato nacional do circuito super-jovem.
UBI ganha troféu de melhor marcador. A equipa da AAUBI que representou Portugal no Campeonato Europeu de Futsal Universitário alcançou o 11º lugar na competição que teve lugar na Polónia. Para casa conseguiu trazer o prémio de melhor marcador.
Hélio Sousa treina Sporting da Covilhã. Depois da saída inesperada de Álvaro Magalhães, Hélio Sousa é o treinador que se segue no Sporting da Covilhã.
um beirão nos Paralímpicos. Gabriel Macchi corre em Pequim a maratona nos jogos olímpicos de desporto adaptado.
Chuva de golos em jogo de estreia. O Sporting da Covilhã não podia ter começado melhor os jogos da época 2008/2009 no seu estádio. Numa partida com um total de sete golos e onde o resultado foi decidido já próximo do final, os “leões da serra” ofereceram um bom espectáculos aos muitos adeptos.
Futsal da UBI no Brasil. Três alunas da UBI estiveram presentes no 1º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Um evento que decorreu no Brasil e onde Portugal ficou em segundo lugar.
Depois de um começo de época bastante positivo, um jogo atípico. A forte tempestade que se abateu sobre Oliveira de Azeméis acabou por interromper o jogo de futebol que opunha a equipa da casa ao Sporting da Covilhã. A partida que se encontrava empatada a um golo “terminou” ao intervalo.
Bruno Pais ganha “em casa”. A sétima edição da prova de Triatlo do Fundão voltou a ter o mesmo vencedor. Bruno Pais, atleta olímpico e “filho da terra”, voltou ao Fundão para, mais uma vez, vencer este desafio e continuar a ser o único vencedor masculino.
E foi também em Outubro que Bruno Pais e Vanessa Fernandes se tornam campeões nacionais de Triatlo. No escalão de Sub 23, os títulos foram para João José Pereira e Vanessa Fernandes, enquanto nos seniores, os melhores foram Bruno Pais e Maria Areosa.
Unidos entra a ganhar. No regresso de mais um Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Femininos, a equipa do Unidos do Tortosendo levou a melhor sobre a PT Coimbra. Num jogo disputado até aos últimos instantes, as atletas beirãs mostraram o que valem.
Covilhã com prenda no sapatinho. Foi um jogo como já não se via há algum tempo no Complexo Desportivo da Covilhã. A equipa serrana deu uma prenda aos sócios e adeptos ao vencer o Portimonense por 4-1.


Em diversas modalidades, os atletas da região foram os melhores
Em diversas modalidades, os atletas da região foram os melhores


Data de publicação: 2009-01-06 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior