Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Covilhã registou temperaturas negativas durante vários dias

O Inverno e o vírus da gripe

Na última quarta-feira, dia 07, a Covilhã apresentou temperaturas negativas. Junto com o frio intenso chega também a gripe que atinge muitas pessoas em todo o país.

> Bruna Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

Na última quarta-feira, dia 7, as temperaturas caíram na região. Logo pela tarde, os termómetros marcavam 4.5 graus, mas nas ruas, a temperatura que se sentia era bem menor. Pela noite os termómetros marcaram 2 graus negativos. "Hoje foi o dia mais frio que todos os outros desde o início do Inverno", afirma a cozinheira Maria do Carmo Ramos. "Só saí à rua para trabalhar, porque senão teria ficado em casa.", reforça.
Os cafés e centros comerciais do centro da cidade foram o refúgio para quem estava nas ruas. A empresária Carla Sofia Santos, proprietária da banca de jornal do Jardim Público, diz que nesta altura as vendas caem muito em relação ao verão. "Nesta época só vem mesmo os clientes fiéis, mas quando chove é ainda pior."
Com a chegada desta estação do ano no país, chega também o vírus da gripe, que no início desta semana levou muitas pessoas aos hospitais de todo o país. Foi o que aconteceu com a recepcionista Maria Sofia dos Santos. "Tive que me ausentar do trabalho por dois dias, estava me sentindo muito mal; nesta altura do ano sempre fico gripada."
A gripe ocasiona um intenso mal estar e apresenta sintomas como febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca. Para evitar o seu contágio deve evitar-se o contacto com doentes e aglomerações em locais fechados. Para uma boa recuperação recomenda-se noites bem dormidas, repouso e uma alimentação reforçada. Na gripe sem complicações, a doença aguda  resolve-se ao fim de cerca de cinco dias e a maioria dos doentes recupera em uma ou duas semanas. Porém, em algumas pessoas os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas. Para evitar pegar uma gripe, previna-se neste frio, pois a previsão para os próximos dias não são animadoras.


A Covilhã registou temperaturas negativas durante vários dias
A Covilhã registou temperaturas negativas durante vários dias


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior