Voltar à Página da edicao n. 471 de 2009-01-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 471 de 2009-01-27   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI vai abrir concurso público para a eleição de um novo reitor

Novo reitor da UBI eleito em Março

O Conselho Geral da instituição covilhanense definiu, na passada quinta-feira, 22 de Janeiro, o calendário da eleição do novo reitor da universidade da Beira Interior. Segundo Carlos Salema, que preside a este órgão, o próximo reitor deve estar eleito “ainda em Março”.

> Eduardo Alves

Já são conhecidas as datas de candidaturas a reitor da UBI. O Conselho Geral da instituição decidiu que os interessados podem fazer chegar à universidade, o seu currículo e programa de actividades entre os dias 31 de Janeiro e 3 de Março.
O edital do concurso, que está a ser divulgado através da página oficial da instituição, vai também ser publicado em dois jornais de expansão nacionais (Público e Jornal de Notícias), um de língua espanhola (El Pais) e um de língua inglesa (The Guardian).
Carlos Salema, presidente do Conselho Geral considera que todo o processo está a correr da melhor forma “e também com celeridade”. Desta forma, os interessados “podem fazer chegar as suas propostas até 3 de Março, ao que se segue a validação dessas mesmas candidaturas e as eleições”, refere o presidente do Conselho Geral.
Ficou agendada para dia 7 de Março uma nova reunião deste órgão, “para dar conhecimento das candidaturas apresentadas dentro de prazo legal e agendar as audições públicas”, acrescentou ainda Carlos Salema. Estas provas, que servirão essencialmente para os candidatos explicarem as razões da sua candidatura o programa, para o mandato devem começar 15 dias depois de 7 Março, pelo que “ainda no mês de Março, o novo reitor da UBI deve estar eleito”, diz Salema. “Caso tal não aconteça “na primeira semana de Abril deve ser já conhecido o novo reitor”, acrescenta.
O presidente do Conselho Geral adiantou também que, no edital agora tornado público, consta o perfil do candidato, “numa maneira muito genérica, até porque, essas indicações seguem o definido no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)”. Salema adianta que “o candidato tem de ser uma individualidade de mérito, mas não tem de apresentar no seu currículo funções anteriores de reitor. Tem sim de possuir experiência em funções de direcção e tem de ter uma visão de qual é a estratégia da universidade, para se afirmar a todos os níveis, quer nacional, quer internacional e regional”, sublinha. A 7 de Março serão finalmente conhecidos os candidatos a reitor.


A UBI vai abrir concurso público para a eleição de um novo reitor
A UBI vai abrir concurso público para a eleição de um novo reitor


Data de publicação: 2009-01-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior