Voltar à Página da edicao n. 472 de 2009-02-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 472 de 2009-02-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O concurso público para reitor da UBI está aberto até ao próximo dia 3 de Março

UBI já tem dois candidatos a reitor

António Fidalgo e João Queiroz são, para já, os candidatos a ocuparem o cargo de reitor da Universidade da Beira Interior, durante os próximos quatro anos. O Urbi apresenta, nesta edição, as razões das duas candidaturas.

> Eduardo Alves

O concurso público que tem como objectivo encontrar o novo reitor da UBI, para os próximos quatro anos, tem já dois candidatos conhecidos. António Fidalgo e João Queiroz são ambos docentes catedráticos da instituição covilhanense e presidentes de faculdades.
António Fidalgo apresentou ontem a sua candidatura. Através de uma mensagem electrónica enviada à comunidade académica, o presidente da Faculdade de Artes e Letras adianta que este é um tempo em que “um novo ciclo se abre na vida da UBI”. Desde logo, “porque os novos Estatutos e a alteração do modelo de governação académica a isso obrigam”. Mas, acrescenta o catedrático, “também um novo ciclo, pelos desafios, dificuldades e oportunidades, que os próximos quatro anos apresentam”. Na mesma mensagem, Fidalgo aponta para o facto de “todos estarem conscientes de que, reconhecendo o muito que foi feito nos reitorados de Passos Morgado e de Santos Silva, se torna imperioso alcançar um novo patamar de qualidade académica, pedagógica e científica”. Algo que considera como “uma tarefa exigente para todos, mas certamente a única viável para ultrapassar as dificuldades e aproveitar as oportunidades”, clarifica o docente. O presidente da Faculdade de Artes e Letras adianta ainda que “os desafios que se colocam à UBI como pequena universidade do Interior de Portugal exigem tanto uma liderança forte como agregadora de todos os docentes, alunos e funcionários. Os problemas decorrentes da baixa demografia, da diminuição de alunos persistirão e até se agravarão; mas as universidades ganharão novas funções à medida que a sociedade se tornar mais e mais uma sociedade do conhecimento”. António Fidalgo apresenta assim a sua candidatura baseado no seu perfil, o de “uma pessoa exigente, firme e determinada, de dizer sim e dizer não, de olhar o futuro sem esquecer o passado, de motivar os que comigo trabalham, de ser imparcial; creio, em suma, ter demonstrado ao longo destes anos, que sei e sou capaz de liderar. Por isso me candidato a reitor da UBI”.
Também João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, reiterou a sua candidatura. Queiroz há muito que mostrou a sua disponibilidade para a candidatura ao cargo de reitor. Depois de liderar a única lista à Assembleia Estatutária e “a lista mais votada para o Conselho Geral espero agora apresentar o meu projecto numa candidatura a reitor”. Na última reunião do Conselho Geral, no dia 22 de Janeiro, João Queiroz dirigiu uma mensagem ao conselho justificando a sua ausência por imperativos éticos, pois discutiam-se nessa reunião os editais e o regulamento de candidatura a reitor, cargo ao qual viria a ser candidato. O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde adianta que das suas linhas mestras “salientam-se fundamentalmente os aspectos pragmáticos da Lista A ao Conselho Geral. Isto é, vamos apostar numa universidade onde se vai dar um relevo especial à avaliação, à acreditação, à qualidade de todos os actores envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, mas também à qualidade do ensino, da investigação e dos serviços”. Queiroz refere ainda que vai "apostar bastante numa consolidação do Processo de Bolonha”. Medida que faz parte de um factor chave da sua candidatura, “a internacionalização”. O catedrático adianta que “a UBI, para ser de referência tem de ser reconhecida e tem de aceitar os desafios externos que se lhe colocam. Não só na investigação, mas também no ensino tem de ser uma referência e é a olhar para esses pressupostos que falo na universidade para o futuro”. Para além de uma internacionalização de alunos, docentes e investigadores, o candidato a reitor refere ao Urbi que é adepto de “uma estratégia regional na consolidação e no desenvolvimento da universidade, até porque, nestes últimos anos, na área da saúde, por exemplo, sempre defendi, através da Faculdade de Ciências da Saúde e não só, uma integração regional das unidades de saúde da Beira Interior, em favor da qualidade de prestação de serviços de saúde e também da interacção entre os hospitais e a faculdade e a UBI”. João Queiroz lembra também que “este novo desafio passa por dar extrema importância à implementação dos órgãos, à sua gestão e a um novo relacionamento com os órgãos da universidade, desde o Conselho Geral até aos órgãos das faculdades.
Manuel José dos Santos Silva, actual reitor da UBI, tem já conhecimento das duas candidaturas. Santos Silva, que pode participar nas reuniões do Conselho Geral, dirigiu-se aos membros no último encontro e adiantou que não estaria presente nas reuniões de trabalho “por questões éticas”. Isto porque o actual reitor da UBI reúne todas as condições apresentadas no edital da candidatura, podendo também vir a ser candidato. Desta maneira, nos encontros preparatórios de toda a eleição, Santos Silva achou por bem não estar presente. Os membros do Conselho Geral são independentes e podem optar por qualquer candidato.
O Urbi contactou ainda Jorge Barata, professor catedrático do Departamento de Ciências Aeroespaciais que tem sido também apontado por algumas fontes como possível candidato. Em resposta enviada por e-mail, Jorge Barata  refere que neste momento está "preocupado com as candidaturas dos projectos à Fundação para a Ciência e Tecnologia”, e também com a elaboração de diversos trabalhos científicos. Jorge Barata sublinhou ainda que espera “que até ao final do prazo apareça pelo menos mais um candidato e que este, tenha mais anos de experiência como docente de uma universidade do que os actuais candidatos”.
O prazo para apresentação de candidaturas começou no passado dia 31 de Janeiro e termina a 3 de Março. O Conselho Geral reúne quatro dias depois.

> marcoafamorais @ hotmail . com em 2009-02-06 14:24:12
Espero sinceramente que António Fidalgo seja o novo reitor da UBI. Será sem dúvida a pessoa certa no lugar certo. Um mestre como professor que o será sem dúvida também como reitor. Isto sem menosprezar o seu adversário que com certeza terá as suas capacidades. Boa sorte professor!


O concurso público para reitor da UBI está aberto até ao próximo dia 3 de Março
O concurso público para reitor da UBI está aberto até ao próximo dia 3 de Março


Data de publicação: 2009-02-03 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior