Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Pólo IV, onde se situa o escritório da AIESEC Covilhã-UBI.

AIESEC: dimensão mundial

A AIESEC é a maior organização a nível mundial gerida exclusivamente por estudantes do ensino superior e um dos exemplos que esteve na base do aparecimento de núcleos de curso na UBI.

> Joana Monteiro

A AIESEC Covilhã-UBI existe há 18 anos. Actualmente é presidida por Ana Martins, estudante de Economia, eleita em Abril de 2008. O mandato atingiu o ponto alto "com uma reunião nacional, vêm todas as direcções eleitas e estamos uma semana a trabalhar no planeamento das actividades do nosso mandato e é ai que se inicia realmente o trabalho”, explica a jovem.Com um “planeamento muito delineado” o comité formado tem sempre o apoio do comité já existente devido aos requisitos mínimos obrigatórios estabelecidos por parte da AIESEC Portugal. Relativamente as actividades desenvolvidas ao longo do mandato, encontram-se mais focadas a nível dos membros, actualmente 40, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada um e a possibilidade de adquirir experiencias práticas dentro das cinco áreas funcionais existentes dentro da organização.
O foco desta organização está direccionado para um novo recrutamento, através do qual novos jovens podem ingressas na AIESEC. Dentro deste recrutamento encontra-se inserida uma conferência de responsabilidade social, a ter lugar no pólo IV, e uma de empreendedorismo a realizar-se no Instituto Politécnico da Guarda.
No recrutamento, os jovens encontram a possibilidade de integrar a organização e de fazer parte da oportunidade de aprendizagem adquirida nesta experiência. O núcleo da AIESEC-Covilhã UBI, abrange a área de Viseu a Portalegre “Tentamos apanhar o maior número de faculdades possíveis”, explica Ana Martins “fazemos recrutamento aqui, no pólo IV da UBI, no pólo I para estágios, no Instituto Politécnico da Guarda e Castelo Branco”. Para se tornar membro da organização os jovens passam por um processo de selecção e conhecimento da organização para posteriormente “serem inseridos nas áreas e começarem a trabalhar”. No geral, os estudantes do Ensino Superior “nunca entram na AIESEC por um motivo certo, na maioria entram devido ao estágio” explica a presidente, no entanto deparam-se com uma diversidade de aptidões que terão de usar e desenvolver. Como membro é oferecida a oportunidade de liderar equipas, tomar decisões, falar em público, criar contactos empresariais. "O que tu desenvolves para ti próprio o contacto que tens a nível de networking é fantástico”, explica Ana Martins. “A AIESEC é uma organização não lucrativa, contudo temos de nos manter”. Para atingir esse objectivo,  existem parcerias com empresas da região que a ajudam no desenvolvimento do estudante ao inseri-los nas suas empresas.     


Pólo IV, onde se situa o escritório da AIESEC Covilhã-UBI.
Pólo IV, onde se situa o escritório da AIESEC Covilhã-UBI.


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior