Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A JCP alerta para a precariedade de emprego na regiãop Centro do País

Jovens comunistas reunidos em Castelo Branco

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) realizou o XI Encontro Regional de Castelo Branco, no passado sábado, 7. De entre os vários pontos discutidos neste evento, destaque para o alerta “na precariedade de ensino e de emprego para os jovens no Centro”.

> Eduardo Alves

Apoiar os estudantes “nas suas lutas por melhores condições de ensino” foi uma das principais medidas que saíram do XI Encontro Regional de Castelo Branco. O evento, realizado na Casa do Arco do Bispo em Castelo Branco, serviu essencialmente para “os jovens comunistas se debruçaram sobre os problemas que afectam a juventude do distrito de Castelo Branco”, adiantam os organizadores. Com esta reunião magna, os jovens militantes comunistas pretenderam também “dar uma resposta com soluções concretas para a resolução dos mesmos”.
Da análise realizada ao distrito pelos jovens comunistas sai a ideia de que “estes têm sido anos de ataques aos jovens da região, ataques estes realizados pelos partidos que entre si vão conjugando as cadeiras do poder”. Isto porque, na óptica da JCP, “o distrito sofre de graves carências, no ensino secundário e superior”. Carências essas que se prendem com a falta de instalações, ou a qualidade destas, o apoio social que é dado aos estudantes e também os meios de transportes que estão disponíveis para a sua deslocação entre as escolas e os domicílios. Nesta reunião magna, quer as principais escolas secundárias da região, quer a UBI e o Politécnico de Castelo Branco foram analisados pelos jovens comunistas.
Emprego foi outro dos grandes temas que marcou esta reunião. Segundo os membros da JCP, “a juventude trabalhadora também encontra graves problemas na região, onde a falta de emprego é uma constante”. Isto porque, “os governos têm atacado de forma brutal os jovens trabalhadores da região, não se investindo na criação de aparelho produtivo o que empurra os jovens para a precariedade e para os baixos salários”.
Deste encontro regional saiu também um voto de solidariedade com o povo palestiniano e a condenação pela postura de Israel no conflito bélico que actualmente se desenrola na Faixa de Gaza.
A JCP decidiu também, no seu XI Encontro Regional participar nas manifestações nacionais já marcadas a 13 de Março pela CGTP e a 28 de Março, Dia da Juventude, pela Inter-jovem.


A JCP alerta para a precariedade de emprego na regiãop Centro do País
A JCP alerta para a precariedade de emprego na regiãop Centro do País


Data de publicação: 2009-02-10 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior