Voltar à Página da edicao n. 475 de 2009-02-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 475 de 2009-02-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A apresentação do livro decorreu na Câmara da Covilhã

O Diário de Beatriz é tornado público

A Sala Nobre da Câmara Municipal da Covilhã foi palco do lançamento do livro O Diário da Beatriz, cuja autora é Maria Dinis Mineiro, de 16 anos, natural da Covilhã. O evento realizou-se no dia 19 de Fevereiro e nele estiveram presentes cerca de 150 pessoas.

> Sara Susano

Através do Diário de Beatriz, a jovem escritora Maria Dinis Mineiro retrata a rotina de uma adolescente, numa obra que apesar de também ser descrita por uma adolescente, tem presente uma grande maturidade. Eurídice Gomes, representante da Editoral Presença, referiu durante a cerimónia de lançamento do livro, exactamente a maturidade de que a autora é dotada, mencionando o facto de normalmente os livros de adolescentes serem escritos por autores adultos e não propriamente pelos jovens. O livro está inserido na colecção Clube das Amigas e, segundo Eurídice Gomes, trata-se de um diário de adolescentes retratado com muita maturidade, ou seja, é uma visão madura da vida de uma adolescente, escrita por outra adolescente.
Na apresentação do seu livro, Maria Mineiro, estudante do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias na escola da Quinta das Palmeiras, diz ter começado a escrever o livro com apenas 13 anos, acabando por abandonar o projecto que retomou um ano depois.
No livro, a autora fala dos sentimentos que Beatriz tem devido à sua melhor amiga ser a rapariga mais gira da escola. Sentimentos esses que mudam quando Beatriz conhece Rodrigo, que a faz ver tudo de forma diferente. A escritora agradece a todos os que a apoiaram, caso da família, dos amigos, da Câmara Municipal e, muito especialmente, da Editorial Presença. A adolescente terminou a sua apresentação citando Fernando Pessoa dizendo, “O Homem é do tamanho do seu sonho” e lendo um excerto do seu livro.
Sandra Dinis Morais, madrinha da escritora, também elogiou a maturidade de Maria Mineiro. Recordando e citando aos presentes uma história que a afilhada lhe contou com apenas dois anos de idade, na qual Maria já demonstrava a maturidade e espírito prático que a caracterizam.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, João Esgalhado foi quem encerrou a cerimónia de lançamento do livro, mencionando a importância da leitura na formação de cada um enquanto indivíduos dotados de cultura. “Quem aprender a gostar de ler, tem sempre uma companhia”. João Esgalhado referiu também o orgulho que sente por apresentar um livro escrito por uma adolescente que, para além desse factor de grande importância, é também covilhanense.
No decorrer do evento, procedeu-se à venda do livro e no final, passou-se à sessão de autógrafos, ao convívio e à troca de ideias acerca do conteúdo do livro da jovem escritora natural da Covilhã.


A apresentação do livro decorreu na Câmara da Covilhã
A apresentação do livro decorreu na Câmara da Covilhã


Data de publicação: 2009-02-24 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior