Voltar à Página da edicao n. 475 de 2009-02-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 475 de 2009-02-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Laboratório de Línguas localiza-se na Biblioteca Central da UBI

Cursos de formação livre na UBI

Cursos de várias línguas são leccionados no Laboratório de Línguas da Universidade da Beira Interior durante todo o ano, contando com uma adesão significativa de alunos, docentes, funcionários, e outras pessoas não ligadas ao estabelecimento de ensino

> Maria Matos

Português, Francês, Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Russo, Língua Gestual, Comunicação e Linguagem (Terapia da fala), Mandarim, Hebraico e Árabe são já as várias línguas leccionadas nos diversos cursos de formação livre proporcionados pelo Laboratório de Línguas do Departamento de Letras da UBI.
Entre as várias línguas, o Inglês e o Espanhol são as mais escolhidas pelos alunos, embora todas as outras tenham tido, também, uma forte adesão. Como afirma Josué Milheiras, técnico responsável do Laboratório, os cursos são frequentados por alunos, docentes, funcionários e por outras pessoas não ligadas à Universidade, muitos já inseridos no mundo do trabalho e que entendem esta oportunidade como uma mais valia para a sua vida profissional.
Estes cursos são leccionados por docentes, havendo também outra vertente nesta formação livre, os chamados cursos de auto-aprendizagem, que consistem numa aprendizagem restrita pelo facto de não ter um acompanhamento do docente.
Meios informáticos e audiovisuais estão disponíveis naquela estrutura para uso dos alunos que optarem por esta valência. Com este método, o aluno poderá aprender e aperfeiçoar qualquer um dos idiomas referidos atrás, durante as horas do dia, mas de forma a não coincidir com os horários das aulas leccionadas – os horários ainda não estão estabelecidos para este semestre.
Segundo Josué Milheiras, o número de alunos inscritos tem sido satisfatório. No semestre passado chegaram às 300 inscrições, o que significa que “se este semestre atingir as mesmas inscrições o número andará à volta do número do ano passado que foram 616”.
Alunos de Erasmus também têm participado, embora sejam “muito poucos”. No entanto, aquele técnico explica que é com esta “possibilidade de fazer Erasmus que a adesão aos cursos de línguas tem sido maior” por parte dos alunos da UBI.
Uma novidade surge este ano com a alteração dos diplomas. “Tanto os níveis como a própria matéria, passam a ser designados por nomenclaturas conforme as competências e valências europeias”, isto é, em vez da matéria ser dada por níveis e chamar-se como tal, passa a designar-se pelas terminologias A1 e A2, B1 e B2, C1 e C2, o que significa que ao passar os certificados, conforme o que o aluno concluiu no curso, é registado com esta nova forma para que o diploma seja reconhecido no resto da Europa. Com estas alterações o curso passa, também, a ser de 60 horas e não de 90 como foi até ao ano passado.
Os critérios de avaliação são iguais a qualquer cadeira leccionada naquele estabelecimento. As inscrições para este semestre continuam abertas e podem ser feitas no Laboratório de Línguas da UBI, situado no primeiro andar da Biblioteca Central.


O Laboratório de Línguas localiza-se na Biblioteca Central da UBI
O Laboratório de Línguas localiza-se na Biblioteca Central da UBI


Data de publicação: 2009-02-24 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior