Voltar à Página da edicao n. 476 de 2009-03-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 476 de 2009-03-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O atleta fundanense é agora campeão nacional de Triatlo Longo

Bruno Pais é campeão nacional de Triatlo Longo

O atleta fundanense, Bruno Pais, conseguiu sagrar-se campeão nacional de Triatlo Longo, depois de ter ganho a etapa do passado domingo, 1 de Março, em Porto Santo, Madeira.

> Urbi

Bruno Pais e Maria Areosa são os novos campeões nacionais de Triatlo Longo. A dupla foi igualmente vencedora da etapa inaugural da Taça Ibérica de distância longa, realizada domingo em Porto Santo, no arquipélago da Madeira. Mil e novencentos metros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21 quilómetros de corrida foram as distâncias cumpridas pelos mais de 60 participantes no I Triatlo Longo do Porto Santo, prova efectuada na manhã de domingo, 1 de Março, que contou com a maioria de atletas portugueses e também alguns espanhóis.
Na liderança, logo na natação, instalaram-se João José Pereira, Vasco Pessoa, Bruno Pais, estreantes na distância longa, e o atleta madeirense Duarte Mendonça. O quarteto foi o primeiro a chegar ao parque de transição. Logo a seguir, surgiram Miguel Arraiolos, José Estrangeiro e a primeira atleta feminina, Maria Areosa.
Mais tarde, chegaram Pedro Gomes, que defendia o título de campeão nacional de Triatlo Longo, Tiago Lobo, Bárbara Clemente, Sérgio Marques, recordista nacional na distância de IronMan, Joana Marques, Rodrigo Baltazar e David Rodriguez, o primeiro espanhol a concluir a natação.
No final da volta de ciclismo, Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) tinha já uma vantagem confortável sobre o segundo classificado, Vasco Pessoa (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras). João José Pereira (Alhandra Sporting Clube) estava na terceira posição, seguido de Pedro Gomes (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Sérgio Marques (Compeed-Tri-Oeste), Miguel Arraiolos (Clube Olímpico de Oeiras) e Duarte Mendonça (Ludens Clube de Machico).
Lino Barruncho, campeão ibérico de IronMan em 2003, começou a recuperar posições no ciclismo e no final da quarta e última volta, o atleta do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras era já quinto classificado.
O primeiro a fazer a segunda transição e iniciar o segmento de corrida foi Bruno Pais, atleta que venceu as provas iniciais do calendário competitivo (III Duatlo do Jamor e XIII Duatlo das Lezírias). Conservando a liderança durante as quatro voltas de corrida, o fundanense do Sport Lisboa e Benfica foi o natural vencedor do I Triatlo Longo do Porto Santo, prova em que se disputou a etapa inaugural da Taça Ibérica. Paralelamente, estava em discussão o título de campeão nacional de Triatlo Longo e esse ficou para Bruno Pais.
No segundo lugar, ficou Vasco Pessoa, com um desempenho surpreendente, e Lino Barruncho completou o pódio, após uma corrida em que ultrapassou Pedro Gomes (quarto classificado), João José Pereira (quinto) e Sérgio Marques (sexto). Roberto Lúcio (Camadeira) foi o primeiro atleta madeirense a cortar a meta.
Na competição feminina, triunfo de Maria Areosa, atleta que esteve sempre na frente e que desta forma se torna na nova campeã nacional de triatlo longo. As colegas do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras Bárbara Clemente e Joana Marques discutiram os restantes lugares do pódio. Bárbara ficou no segundo posto, Joana em terceiro. Ana Perestrelo, do Clube Naval da Calheta, foi a quarta atleta feminina.
Todos os resultados estarão disponíveis, em breve, no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
A segunda etapa da Taça Ibérica de Triatlo Longo realiza-se em Lisboa, a 25 de Abril. As restantes etapas estão agendadas para Setembro em território espanhol: Zamora (dia 13) e Ibiza (dia 27).
A organização do I Triatlo Longo do Porto Santo pertence à Câmara Municipal do Porto Santo, em conjunto com a Empresa Municipal Areal Dourado e a Associação Regional de Triatlo da Madeira. O apoio técnico pertence à Federação de Triatlo de Portugal. Associados ao evento estão ainda a Powerade, Europcar, Goldnutrition, Clube Naval do Porto Santo, Porto Santo Line, AMDpT e Rede de Áreas Marinhas Protegidas.


O atleta fundanense é agora campeão nacional de Triatlo Longo
O atleta fundanense é agora campeão nacional de Triatlo Longo


Data de publicação: 2009-03-03 00:04:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior