Voltar à Página da edicao n. 476 de 2009-03-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 476 de 2009-03-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Este ano, a prova decorre em Lausitz

O Eurospedway Lausitz

Pela primeira vez a prova promovida pela Shell não se realiza em solo francês. O circuito de Nogaro foi agora trocado pela pista de Lausitz, na Alemanha.

> Eduardo Alves

O EuroSpeedway Lausitz, situado em Brandenburg, na Alemanha, é uma das maiores e mais modernas instalações do desporto automóvel a nível mundial. A área de competição e de testes, incluindo um grande número de diferentes instalações e complexos de edifícios e está situada numa área de 370 hectares. Como uma instalação multifunctional, o EuroSpeedway Lausitz oferece 13 percursos diferentes.
Localizada cem quilómetros a Sul de Berlim e 65 quilómetros a Norte de Dresden, as cidades mais próximas são Senftenberg e Schipkau. Este complexo está a funcionar desde o dia 20 de Agosto de 2000 e conta com 120 mil lugares.
É aqui que o carro da UBI vai estar a competir. Portugal este ano alinha com 12 equipas, num universo de 200, provenientes de mais de 25 países europeus, mas igualmente do Norte de África e da Ásia. Os novos países participantes incluem a Áustria, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, Paquistão, Tailândia e Ucrânia. A presença de 12 equipas asiáticas é o testemunho do aumento da popularidade da competição neste continente, razão pela qual uma Shell Eco-Marathon Ásia está prevista para arrancar em 2010.
De entre as 12 equipas portuguesas na edição deste ano na Alemanha, 11 são de estabelecimentos de ensino superior e somente uma de ensino secundário. As equipas portuguesas que irão representar o nosso País em 2009 são da Universidade da Beira Interior, da Universidade de Coimbra, da Escola Tecnológica da Beira Interior, do Instituto Superior Politécnico, da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico da Guarda, do Instituto Superior Técnico, do Instituto Superior do Vouga, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Minho, da Universidade de Ciências Aplicadas de Bragança e da Escola Secundária Alcaides de Faria, de Barcelos.

[Voltar]


Este ano, a prova decorre em Lausitz
Este ano, a prova decorre em Lausitz


Data de publicação: 2009-03-03 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior