Voltar à Página da edicao n. 476 de 2009-03-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 476 de 2009-03-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Perfil de Francisco Sousa Soares

> Eduardo Alves

Francisco Maria Burguete de Sousa Soares nasceu a 29 de Fevereiro de 1959. Desde sempre, ligações à cidade da Covilhã. Os seus avós eram condes e ainda hoje, sempre que se desloca à Beira Interior fica na casa brazonada do Refúgio.
Com um currículo sempre ligado á engenharia, Francisco Sousa Soares já desenvolveu trabalhos e ocupou diversos cargos de relevância. Em termos académicos faz sua licenciatura em Engenharia Civil, na Universidade de Louvain, na Bélgica e também um curso de Planeamento Portuário em Le Havre, França. Mas, como o próprio confessa “um engenheiro tem de trabalhar em várias áreas e ter conhecimentos de diversas matérias”, já em Portugal, mais propriamente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), faz também um curso de pós-graduação em Gestão e mais tarde, um outro em Estudos Europeus. Começa como engenheiro projectista, mas depressa acaba a administrar diversas estruturas como o Terminal Fruteiro de Lisboa ou o Terminal Multipurpose de Sines. Contudo, uma das importantes empreitadas profissionais decorreu entre 1993 e 1998, quando desempenhou funções de director de projectos da Parque Expo’98.
Para além da vertente profissional, Francisco Sousa Soares tem também desempenhado diversos cargos em organizações. O mais conhecido é o de bastonário da Ordem dos Engenheiros, um lugar que ocupou entre 1998 e 2004. Experiência que, confessa “foi muitíssimo estimulante, sobretudo no desenvolvimento da própria associação profissional que era centralizada em Lisboa e depois da passagem da minha equipa por lá, passou a estar em vários pontos do País”. O antigo bastonário recorda também o seu empenho “em todo o processo de ligação com as universidades, algo que foi muito interessante e também muito profícuo. Para além disso houve o processo de ligação com os palop’s e também a nossa participação no espaço comunitário. Ao longo da minha passagem pela Ordem senti sempre um apoio enorme de todas as pessoas ligadas a esta casa, o que também me reconforta, uma vez que tenho aqui ligações”. Foi membro do Conselho Económico e Social, consultor da Brisa – Auto-Estradas de Portugal e presidente do Conselho Geral da Caixa de Previdência dos Engenheiros. Relativamente a livros e artigos publicados, destaque para “Internacionalização e Descentralização” e “As Reformas do Ensino Superior e as Competências Profissionais”.

[Voltar]



"O percurso da UBI é de incentivo permanente à qualidade"


Data de publicação: 2009-03-03 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior