Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Quatro Investigadoras do CICS estiveram nesta actividade do

Investigadoras do CICS em Belmonte

Um grupo de alunos da escola Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, está a promover uma série de iniciativas relacionadas com a ciência e as experiências laboratoriais. Para assinalar a Semana Internacional do Cérebro convidaram um grupo de investigadoras da UBI com o intuito de aprenderem mais sobre a “massa cinzenta”.

> Eduardo Alves

Porque a escola também pode ser um laboratório vivo, um grupo de alunos do 12º ano de escolaridade da Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, decidiu promover um conjunto de iniciativas inseridas na disciplina de Área Projecto.
“Tubo de Ensaio” é o título desta “empreitada de investigação” que pretende colocar estudantes e docentes mais perto da ciência. Nesse sentido têm sido desenvolvidas algumas actividades em torno da ciência. No passado dia 19 de Março, em plena Semana Internacional do Cérebro, Diogo Silva e Patrícia Alves, os dois alunos que dinamizam esta ideia e que contaram com o apoio de Alda Martins, professora de Filosofia, Psicologia e também Área Projecto, convidaram quatro profissionais do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, sediado na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI para falarem sobre “O cérebro e as Drogas”. Uma palestra aberta a todos os alunos da área de Ciências e Tecnologias e que serviu para explicar o funcionamento do sistema nervoso, alguns mecanismos de funcionamento do cérebro, transmissão de mensagens eléctricas e também o modo como o algumas drogas funcionavam a nível cerebral. Uma apresentação dirigida por Carla Fonseca, docente de neurofisiologia na FCS e investigadora do CICS, onde, para além de alguns conceitos teóricos, os alunos do Secundário tiveram a oportunidade de analisar diverso material utilizado nas investigações do referido centro.
A ideia dos dois alunos que dinamizam o “Tubo de Ensaio” passa por “levar o ‘fazer ciência’ até às pessoas, proporcionando práticas científicas, sempre com o apoio das explicações científicas”, adiantam. Objectivo que está patente no lema do “Tubo de Ensaio” que é “não há teoria sem prática, bem como não há prática sem a sua teoria”.


Quatro Investigadoras do CICS estiveram nesta actividade do
Quatro Investigadoras do CICS estiveram nesta actividade do "Tubo de Ensaio"


Data de publicação: 2009-03-31 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior