Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A autarquia fundanense vai apostar na conservação das tradições concelhias

Tradições em arquivo digital

Um novo laboratório multimédia nasce no Fundão. Tem como objectivo arquivar das tradições do concelho e pô-las ao serviço da população.

> Notícias da Covilhã

A Câmara do Fundão vai disponibilizar parte do arquivo digital de tradições do concelho num novo laboratório multimédia aberto a todo o público e concebido em parceria com a Casa da Música, do Porto, anunciou a autarquia.
“O projecto Tradições Digitais é muito importante, sobretudo tendo em conta que somos do poucos países da Europa que não tem um arquivo da nossa etnomusicologia [antropologia da música]”, explica, Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura.
Durante os últimos anos, uma equipa da Câmara do Fundão tem calcorreado o concelho e registado em áudio e vídeo os cantares, contos, lendas e outros relatos junto da população. “Há centenas de horas de gravação” num trabalho que “ainda não está terminado”, realça Paulo Fernandes. “Está tudo a ser catalogado num servidor, de acordo com as regras arquivísticas”. Uma parte já poderá ser utilizada por quem quiser dar asas à criatividade no novo laboratório (Crialab) e no futuro Paulo Fernandes antevê o acesso através de um portal na Internet. “Imagine-se: nesta altura podemos querer pesquisar canções da Quaresma, noutra podemos procurar elementos ligados à pastorícia ou outra tradição. Vai ficar tudo gravado em boas fontes digitais de som e imagem para todo o sempre”, destaca. “Para que no futuro possam ser matéria-prima para novas criações”, acrescenta, de olhos postos nos computadores multimédia que compõem o Crialab. Trata-se de uma sala da Casa da Moagem, insonorizada como um estúdio, criada em parceria com a Casa da Música, no Porto, “onde já há um espaço parecido e com o qual onde estamos a aprender metodologias testadas a algum tempo”.
O Crialab recebe escolas, sendo que um dos primeiros trabalhos consistiu na construção e uma banda sonora com vários sons guardados no computador, gravada em CD para oferecer no Dia do Pai. Às terças e sextas, os monitores daquele espaço recebem e orientam a população em geral nos seus projectos particulares. “Queremos dar competências mais criativas, em especial aos jovens”, conclui.


A autarquia fundanense vai apostar na conservação das tradições concelhias
A autarquia fundanense vai apostar na conservação das tradições concelhias


Data de publicação: 2009-03-31 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior