Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O primeiro provedor do estudante da UBI será conhecido, ao que tudo indica, a 6 de Abril

Alunos apresentam propostas para provedor

O regulamento para a eleição do Provedor do Estudante da UBI está já aprovado. O Conselho Geral reuniu na passada quinta-feira e deu luz verde ao documento proposto pelos estudantes. Na próxima segunda-feira, 6 de Abril, é conhecido o nome da personalidade que vai ocupar este cargo.

> Eduardo Alves

A próxima segunda-feira, 6 de Abril, poderá ser um dia histórico para a Universidade da Beira Interior. A partir das 15 horas, o Conselho Geral (CG) reúne para votar os nomes do próximo reitor, mas também do primeiro provedor do estudante.
O regulamento da eleição desta personalidade que irá servir de ponte entre os interesses e necessidades dos alunos e a universidade foi aprovado na passada quinta-feira, 26 de Março. Em reunião dos conselheiros, realizada no final das primeiras duas audições aos candidatos a reitor, o documento proposto pelos alunos foi analisado, discutido e aprovado. Ainda esta semana, por vídeo-conferência, “iremos finalizar todo o documento, apurando só alguns questões de redacção, com o presidente do Conselho Geral”, explicou ao Urbi, Fernando Jesus. Um dos cinco conselheiros que representam os alunos neste órgão da universidade sublinha também a importância desta eleição. O antigo presidente da AAUBI acredita que o provedor do estudante vai funcionar como uma figura ímpar “e da maior importância para toda a instituição”. Daí que, “todos os esforços estão a ser feitos com o intuito do reitor e do provedor serem eleitos no mesmo dia”. Algo que, a acontecer na próxima segunda-feira, dia 6 de Abril, “iria permitir realizar uma proposta de vários conselheiros que era a de apresentar à comunidade académica e à sociedade civil estas duas personalidades, no dia 30 de Abril, dia da UBI”.
Para já, está definido o perfil do possível provedor. Fernando Jesus sublinha que terá de ser “uma personalidade de consensos, capaz de gerar entendimento entre as partes envolvidas em diversos assuntos” e para tal, “terá de ser também “alguém que tenha a capacidade de estabelecer pontes entre a reitoria e os alunos, entre os diversos representantes da instituição e da associação académica, entre todas as partes envolvidas no processo de ensino e na vivência de nossa instituição”. O antigo presidente da AAUBI e agora conselheiro do CG aponta também a importância de “ser uma pessoa que conheça o modo de funcionamento da UBI e das restantes universidades”. Para além destes requisitos “deverá também ser alguém com conhecimentos das questões administrativas, uma vez que grande parte do trabalho a ser desempenhado pelo provedor tem a ver com questões e problemas do alunos”, esclarece Jesus.
Ao Urbi, o aluno de Engenharia Informática, adiantou também que “são os alunos quem propõem os nomes do provedor do estudante”. Neste momento, “existem já duas personalidades que foram indicadas por nós ao presidente do Conselho Geral”, contudo Fernando Jesus não descartou a hipótese de serem apontados mais candidatos ao CG. Para ser eleito, o provedor do estudante terá igualmente de reunir a maioria dos 29 votos do Conselho Geral, (um mínimo de 15), mas “estamos a trabalhar para que seja eleito por unanimidade”, refere ainda Fernando Jesus. O provedor do estudante “é uma figura da maior importância e que deve começar a trabalhar no mesmo período que o próximo reitor”. Os alunos esperam “nomear uma pessoa conciliadora, capaz de representar os estudantes e a sua associação e resolver os problemas próprios da vivência universitária”, acrescenta.


O primeiro provedor do estudante da UBI será conhecido, ao que tudo indica, a 6 de Abril
O primeiro provedor do estudante da UBI será conhecido, ao que tudo indica, a 6 de Abril


Data de publicação: 2009-03-31 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior